Adequação ao Marco do Saneamento deve transformar ruas em “canteiro de obras”
Baixar ÁudioEscavação e instalação de tubulação de esgoto iniciam em 2026
Lagoa Vermelha enfrentará um grande desafio nos próximos anos e deve se tornar um verdadeiro “canteiro de obras”, em função do projeto de adequação ao novo Marco do Saneamento. Essa é a expectativa do superintendente institucional da Corsan/Aegea, Aldomir Santi, que esteve em Lagoa Vermelha para prestar esclarecimentos aos vereadores locais na noite de segunda-feira, 21/05.
Atualmente, nenhuma residência do município possui esgoto tratado, mas as metas são ousadas: até 2028, espera-se que 30% das casas já estejam com o sistema de esgotamento sanitário em funcionamento, e até 2033, a cobertura deve atingir 90% das residências.
Início das obras em 2026
Santi anunciou que as obras começarão em 2026. Neste momento, a empresa realiza levantamentos e, em seguida, deve eleborar projetos para iniciar as obras. A Corsan/Aegea já exige que novos loteamentos já incluam projetos de esgotamento sanitário, evitando a necessidade de futuras intervenções.
Respondendo a reclamações frequentes sobre a qualidade dos reparos em calçamentos após escavação, o gestor admitiu os problemas e falou sobre um sistema utilizado em diversos municípios. Nele a Corsan deposita o pagamento à empresa contratada para realizar reparos nas ruas somente depois de uma avaliação positiva da obra emitida pela prefeitura. Ouça e saiba mais.
Comentários