Ponte provisória restabelece conexão entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis após 128 dias de interrupção
Estrutura temporária, construída com apoio de moradores e empresários, garante tráfego alternado e alivia impactos enquanto ponte definitiva sobre o Rio Caí segue em obras
Mesmo com o clima instável os moradores e visitantes se fizeram presentes na inauguração da Ponte da Cooperação, uma estrutura temporária que restabelece o tráfego entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, após 128 dias de interrupção. Construída no km 174 da BR-116, a nova passagem foi possível graças a um esforço conjunto entre moradores e empresários, oferecendo uma alternativa para o transporte local enquanto a ponte definitiva sobre o Rio Caí está em construção.
Com cerca de 120 metros de comprimento e 3,2 metros de largura, a ponte foi elaborada com galerias de concreto e permite a passagem de veículos de até 45 toneladas. O trânsito é alternado, sem a presença de semáforos, e motoristas de caminhões e ônibus devem redobrar a atenção no retorno à BR-116, no km 181, onde o sistema "pare e siga" limita a altura dos veículos a 2,6 metros.
A cerimônia de inauguração, que aconteceu durante o feriado da Revolução Farroupilha, contou com a presença de cavaleiros, ciclistas, motociclistas e caminhoneiros, além de autoridades e homenagens às etnias alemã e italiana da região.
A ponte provisória, que custou cerca de R$ 1,85 milhão, foi financiada pela campanha "ReConstruindo Conexões" e apoiada por prefeituras da região. Enquanto isso, a ponte definitiva, com previsão de conclusão em dezembro de 2024, segue em construção, com investimento total de R$ 31 milhões.
Comentários