Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Treinamento em Passo Fundo orienta equipes no combate ao mosquito borrachudo

por Rudimar Galvan

O evento faz parte do Programa Estadual de Controle dos Simulídeos, da Secretaria Estadual da Saúde

Popularmente conhecidos como borrachudos, os insetos simulídeos não são apenas um incômodo em virtude da picada que costuma gerar inchaço e coceira. Esses mosquitos podem transmitir a humanos e animais os parasitas Onchocerca volvulus e Mansonella ozzardi, causadores de doenças como a oncocercose e a mansonelose, levando ao afastamento de trabalhadores e afetando a pecuária e a produção de leite.  

Para evitar o risco sanitário e as perdas para a economia, foi realizado no último dia 14 de dezembro, no Auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul, em Passo Fundo, um treinamento desenvolvido pela Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde (DVAS) do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). A atividade esteve voltada para técnicos da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) no combate aos borrachudos. Lagoa Vermelha participou do treinamento sob a representação do Coordenador Municipal de Saúde Comunitária e Combate a Endemias, Elton da Rosa Pedroso, e dos Agentes de Endemias, Almir Nery e Fernando Bueno.

O evento faz parte do Programa Estadual de Controle dos Simulídeos, da Secretaria Estadual da Saúde, que orienta e auxilia os municípios gaúchos nas ações para a redução da população de mosquitos. Durante o encontro, os participantes foram orientados sobre a aplicação de larvicida biológico, importante no controle da população de insetos, e registros no banco de dados. Além disso, informações quanto ao manejo ambiental e legislação pertinentes para adesão ao programa e habilitação para aplicação do BTI.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais