Prefeitura assumirá administração do cemitério após encerramento de concessão
Baixar ÁudioNovo modelo promete incluir mapeamento do cemitério e regulamentações sobre jazigos e sepulturas
A partir de novembro, logo após o feriado de Finados, a administração do cemitério municipal de Lagoa Vermelha passará a ser gerida diretamente pela prefeitura. A mudança marca o fim de uma concessão que vinha sendo renovada desde 2010. Ouça a entrevista completa.
Rodrigo Tochetto, secretário da Fazenda, explicou que a prefeitura estudou diversas alternativas para continuar a prestação dos serviços cemiteriais, incluindo uma nova concessão ou terceirização. No entanto, a decisão final foi permitir que todas as funerárias da cidade se credenciem para oferecer seus serviços diretamente aos consumidores, promovendo maior concorrência e variação de preços no mercado. A prefeitura será responsável pela administração geral do cemitério, o que inclui a limpeza, organização, corte de grama, pintura, encanamento e iluminação. Um servidor será designado para coordenar essas atividades, com o auxílio de um zelador
O intuito da nova gestão é conduzir o mapeamento do cemitério, que será realizado para identificar os responsáveis pelos jazigos e túmulos. Novas regulamentações devem ser implementadas quanto ao tamanho dos jazigos e à construção de novas sepulturas, que deverão ser vinculadas às funerárias.
Já Jefeson Godoi, responsável pela central de compras da Pasta, reforçou que a transição para a gestão municipal já está em andamento. Segundo ele, todas as funerárias de Lagoa Vermelha demonstraram interesse em participar desse novo modelo de credenciamento.
As reformas em túmulos existentes poderão ser realizadas por terceiros, desde que autorizadas pelo responsável pelo jazigo, enquanto a construção de novos jazigos será intermediada pelas funerárias credenciadas.
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