Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

CAPS promove ação alusiva ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

por Rudimar Galvan

Atendimento são diários em Lagoa Vermelha

Sede do CAPS de Lagoa Vermelha.
Foto: Divulgação

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é comemorado oficialmente no dia 8 de maio. A data foi criada em 1987, em São Paulo, durante um congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental.

O objetivo da data é não apenas propor mudanças no cenário da Atenção à Saúde Mental, mas, principalmente, questionar as relações de estigma e exclusão que social e culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os “transtornos mentais”.

Uma das conquistas desse movimento foi a Lei 10.216/2001, que determina o fechamento progressivo dos hospitais psiquiátricos e a instalação de serviços substitutivos. Desde então, o Brasil tem fechado leitos psiquiátricos e aberto serviços substitutivos: Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), as Residências Terapêuticas, Programas de Redução de Danos, Centros de Convivências, e as Oficinas de Geração de Renda.

Em Lagoa Vermelha, o CAPS fica localizado na rua José Bonifácio, atrás da Escola Araby A. Nácul, sendo coordenado pela psicóloga Simone Gazolla. No local são realizadas atividades de psicoterapia grupal, atendimento individual e a familiares, trabalhos com grupos de auto-cuidado, inclusão social e também de ginástica.

Na tarde desta quarta-feira (18), os membros do CAPS estarão realizando na avenida Afonso Pena, em frente ao módulo da Brigada Militar, uma distribuição de folders informativos sobre o Dia Nacional da  Luta Antiomanicomial.

O Movimento Nacional de Luta Antimanicomial caracteriza-se pelo seu caráter democrático, contando com a participação ativa e efetiva dos usuários de serviços de saúde mental, seus familiares, profissionais, estudantes e quaisquer interessados em defender uma postura de respeito aos diferentes modos de ser e a transformação da relação cultural da sociedade com as pessoas que sofrem por transtornos mentais.

Atualmente, o Movimento tem uma Secretaria Nacional Colegiada que se encarrega da articulação nacional e de projetos diversos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais