Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Campanha de coleta dará destino correto ao óleo de cozinha em Lagoa Vermelha

por Rudimar Galvan

Coleta será dia 23 de junho

Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Idenir Degeroni, ressalta importância.
Foto: Taiz Reginini

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente realizará na próxima terça-feira (23), mais uma etapa da campanha Coleta de Óleo de Cozinha. O líquido descartado de forma incorreta é altamente poluente. Cada litro derramado na pia, além de danificar a instalação hidráulica, é suficiente para poluir até um milhão de litros de água. Para se ter uma ideia da gravidade do descarte inadequado, a cada litro de óleo despejado no meio ambiente, compromete a qualidade da água que serviria para abastecer uma pessoa por 14 anos.

O prejuízo não para por aí: jogado na natureza, o óleo utilizado em frituras pela dona de casa provoca a morte de vários animais, principalmente peixes, além de desequilibrar o ecossistema.

Serão duas formas de coletas. Uma delas é destinada para pontos comerciais, devidamente cadastrados junto à secretaria. A empresa terceirizada Oleoplan, em parceria com a Coletar Comércio de Óleos, serão responsáveis pela coleta diretamente no local do endereço de cada estabelecimento comercial, na maioria restaurantes.  Em contrapartida, a conveniada além de fazer o serviço de coleta, repassará ao município, o valor de R$ 0,15 centavos por litro. A quantia arrecadada será revertida em benefício de entidades assistenciais.

O volume coletado pela Oleoplan é transformado em Biodiesel, que é um combustível renovável que não depende do petróleo para ser obtido. Ele pode ser produzido a partir de diferentes tipos de gorduras vegetais como óleo de soja, de milho, canola, mamona, entre outros ou também a partir de gorduras animais como sebo bovino, gordura de frango, etc.

Ele pode ser usado puro ou misturado ao diesel normal. A partir de 2008, todo o diesel vendido no Brasil terá 2% de Biodiesel nele adicionado. Com o tempo, maiores misturas deverão ser postas em práticas.

O secretário Idenir Deggerone destaca a importância de outras empresas efetuarem o cadastro para participar das próximas campanhas. Geralmente são promovidas duas ao ano. Para fazer o registro dos dados, basta o comparecimento de um representante na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, junto à Prefeitura Municipal de Lagoa Vermelha. “Queremos incentivar o cadastro de novos pontos comerciais que possuem o óleo como resíduo. É extremamente importante a destinação correta do óleo de cozinha pelo seu alto potencial poluidor ao meio ambiente” ressalta.

Já o óleo residencial, deverá ser armazenado em garrafas pet e entregue pessoalmente na sede da Codesa, localizada na rua Nívio Castellano, nº 610. Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo telefone 3358 1873.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais