Turismo: Lagoa vermelha deve integrar Circuito das Águas, das Tropas e do Mate
A iniciativa vai integrar os municípios de Passo Fundo, Mato Castelhano, Gentil, Caseiros, Lagoa Vermelha, Barracão e Machadinho
Foto: Divulgação/Natalia Biazus
Uma iniciativa da Emater/RS-Ascar, o Circuito das Águas, das Tropas e do Mate foi criado com o objetivo integrar os municípios de Passo Fundo, Mato Castelhano, Gentil, Caseiros, Lagoa Vermelha, Barracão e Machadinho para contribuir com o desenvolvimento do Turismo na região.
Neste sentido, ainda em outubro, um encontro foi promovido pela Emater em Lagoa Vermelha para dar início ao projeto e, agora, na última sexta-feira (11), uma nova reunião aconteceu no município de Barracão, momento em que representantes dos sete municípios estiveram reunidos.
De Lagoa Vermelha, participaram o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Lucas Mota, a presidente do Conselho Municipal de Turismo (ComTur), Silmara Hoffmann, e o integrante do Comtur, Guilherme da Silveira.
A reunião foi conduzida pelo engenheiro agrônomo da Emater, Ilvandro Barreto de Melo, que tem seu trabalho dentro da instituição pautado pelo cultivo, usos e benefícios da erva-mate, bem como o ilexturismo, o turismo com erva-mate.
Na oportunidade, Ilvandro apresentou a ideia do termo de convênio entre os municípios, bem como a possibilidade da contratação de um turismólogo para o desenvolvimento e estruturação do circuito. Ainda, durante o encontro, foi criada uma comissão especial com dois representantes de cada município envolvido, para dar continuidade ao projeto.
Após a reunião, os participantes visitaram duas propriedades rurais de Barracão que já trabalham com a iniciativa do Turismo, entre elas a Cascata dos Jacobis. Na ocasião, o secretário Lucas Mota destacou que Lagoa Vermelha tem interesse em fazer parte do circuito e que, assim como os demais municípios, vai analisar o termo de cooperação com a Assessoria Jurídica para dar sequência aos próximos passos.
De acordo com a proposta da Emater, a formalização do Circuito das Águas, das Tropas e do Mate é uma estratégia coletiva para o desenvolvimento do turismo regional. Para tanto, a estratégia leva em conta três elementos que, ao longo do tempo, fizeram parte da formação e da trajetória dos sete municípios. São eles: a água, a erva-mate e o tropeiro.
Comentários