Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Capão Bonito do Sul: 20 anos de emancipação

por Rudimar Galvan

Conheça um pouco da história do município

Vista aérea do município de Capão Bonito do Sul.
Foto: Divulgação/Prefeitura

Neste sábado, dia 16 de abril, o município de Capão Bonito do Sul estará completando 20 anos de emancipação.

Para a passagem da data, serão organizadas celebrações e comemorações durante esta semana nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Firmino Frizzo e Horácio Severo da Costa, de Educação Infantil Pequenos Anjinhos Joana Scopel Bolsonello e Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Abelardo José Nácul.

O município possui área de 527,119km² situando-se na região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, fazendo divisa ao Norte com o município de Esmeralda, ao Sul e ao Oeste com Lagoa Vermelha e a Leste com Muitos Capões. O nome de Capão Bonito do Sul surgiu em virtude de que nas imediações da cidade existe um Capão de Araucária.

Dados do senso demográfico do IBGE, no ano de 2010, apresentam 1.754 habitantes capão-bonitenses. O município tem destaque no setor primário contando com uma cultura votada para o setor primário, envolvendo plantações de soja, milho, trigo, feijão, canola, erva-mate, entre outros. Culturas como kiwi, erva-mate, batata e maçã também ocupam áreas significativas e outras começam ganhar espaço no cenário local, caso da horticultura e das pequenas frutas. Na pecuária o município também alcança grande destaque, sendo que a bovinocultura de corte, a bovinocultura de leite e a ovinocultura são as atividades mais expressivas; A criação de bovinos de corte no sistema de integração lavoura-pecuária, onde o gado ocupa as áreas de lavoura durante o período de inverno tem obtido excelentes resultados; Já a terminação desses bovinos em sistemas de semiconfinamento tem sido uma opção tecnológica para que criadores mais estruturados e tecnificados multipliquem seus ganhos. A produção de leite é a principal atividade da agricultura familiar no município, mas também reúne produtores médios e grandes que adotam modernas tecnologias de manejo e produção.

Na ovinocultura, Capão Bonito do Sul conta com vários criadores, inclusive cabanhas premiadas, onde são criadas algumas das principais raças ovinas, como Dorper, Santa Inês, Suffolk, Texel, Ile-de-France e Hampshire Dow. A ovinocultura também merece um destaque especial, pois dá origem ao principal evento do município, a tradicional Feira de Ovinos, que acontece anualmente no mês de novembro e conta entre outros atrativos com um concorrido churrasco de cordeiro.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais