Ações de artesanato no CRAS fortalecem laços e geração de renda para mulheres da comunidade
Várias opções de oficinas são ofertadas
Nos últimos meses, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) tem promovido uma série de atividades voltadas ao artesanato, com foco nas mulheres da comunidade. Diante do crescente interesse por esse tipo de ação, a equipe do CRAS ampliou as oportunidades para que essas mulheres possam desenvolver suas habilidades artísticas e, ao mesmo tempo, usufruir de benefícios como a socialização, a criação de vínculos e a possibilidade de geração de renda.
As oficinas de artesanato têm proporcionado um espaço de convivência saudável e colaborativo, onde a dedicação, a assiduidade e o fortalecimento das amizades entre as participantes têm sido notáveis. Além disso, os encontros têm aproximado ainda mais a comunidade dos serviços oferecidos pelo CRAS, fortalecendo o trabalho conjunto.
Várias oficinas foram realizadas com a orientação de oficineiras e servidoras do CRAS, além de cursos em parceria com o SENAR, como os de confecção de bonecas de pano, bordados em fita e macramê. Esses cursos resultaram em belíssimos trabalhos, com potencial para geração de renda para algumas famílias.
Em uma ação solidária, a comunidade de Nossa Senhora do Caravágio, do município de Santo Expedito do Sul, também se engajou na causa. Por iniciativa do clube de mães da localidade, foram doadas 32 bonecas de pano ao CRAS, confeccionadas durante um curso do SENAR. Em continuidade a essa bela ação, o CRAS está organizando novas oficinas para confeccionar mais bonecas, com o apoio das mulheres que participaram dos cursos e de voluntárias da comunidade. O objetivo é ampliar a produção e distribuir as bonecas para as crianças referenciadas ao CRAS e que participam dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Programa Primeira Infância Melhor (PIM/PCF), no final do ano.
Inspirada pelo lema “Faça uma Criança Feliz”, proposto pelas mães da comunidade do Caravágio, a iniciativa visa levar alegria às crianças por meio da doação de bonecas e bonecos artesanais. Para mais informações ou para quem deseja somar forças ao grupo de confecção de bonecas e bonecos, basta entrar em contato com o CRAS.
Comentários