Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Deputado Sossella demonstra preocupação com cancelamento de linhas de ônibus

por Luciano Andrade

Parlamentar manteve audiência com Secretário dos Transportes e Daer

Sossella buscou informações com secretário de Transportes a respeito do cancelamento de linhas de ônibus
Foto: Divulgação/Melissa Bulegon

O deputado estadual Gilmar Sossella manteve uma audiência com o secretário Estadual dos Transportes Pedro Westphalen e lideranças de Mato Castelhano, Gentil, Ciríaco e Casca para falar sobre o cancelamento de linhas de ônibus da Reunidas que atendem a região.

A comitiva relatou que o problema tem deixado os municípios isolados e prejudicado os usuários. Segundo as lideranças, os horários de ônibus das linhas Passo Fundo-Vacaria e São Domingos-Passo Fundo foram canceladas, afetando passageiros de Caseiros, Ciríaco, Gentil, Água Santa, Mato Castelhano, David Canabarro e Vanini.

Como alternativa, o grupo expôs que o empresário Carlos Tasca, da Casca Transportes, tem interesse em assumir as linhas. “Como presidente da Associação dos Municípios do Planalto (Ampla), trago junto com o deputado Sossella a preocupação dos municípios que estão desassistidos para ver o que pode ser feito. Precisamos de uma solução”, colocou o prefeito de Gentil, Vanderlei Amaral (PMDB).

O secretário Westphalen considerou importantes as informações apresentadas e disse ter ciência que o problema é sério. Diante da demanda, marcou no mesmo dia uma nova audiência com a diretoria do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). 

Na reunião, o grupo explicou a situação ao diretor de Transportes Rodoviários do órgão, Lauro Lindemann Hagemann, e ao superintendente adjunto, Cristiano Lima. Eles informaram que a alegação da empresa é que não há demanda e a rentabilidade é insuficiente para suprir os custos. “O problema é sério, difícil, mas não tem solução simples”, disse Hagemann.

Como alternativa, o Daer irá buscar o posicionamento da Reunidas e, caso a desistência das linhas seja definitiva, outra empresa poderá assumir o serviço interinamente para atender a população que está desassistida até que entre em vigor o novo Plano Diretor do Transporte Coletivo e Rodoviário Intermunicipal. 

A comitiva contou com a presença dos prefeitos de Mato Castelhano, Jorge Agazzi (PDT), de Gentil, Vanderlei Amaral (PMDB), de Ciríaco, Arlindo Lopes (PMDB), as vereadoras de Mato Castelhano Elisane Araújo (PP) e Maria Elaine Solagna (PMDB), entre outras lideranças. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais