Prefeitura desapropria área para nova captação de água pela Corsan/Aegea
Baixar ÁudioNova área será utilizada pela Companhia para instalação de equipamentos que reforçarão o abastecimento de água
Na segunda-feira, 11/11, foi publicado o decreto que autoriza a desapropriação de uma área de terra da prefeitura de Lagoa Vermelha, localizada no interior, para a Corsan/Aegea. O espaço servirá para que a Companhia possa instalar novos equipamentos de captação de água, incluindo motores, transformadores e outras estruturas, próximo a adutora do rio Quebra-Dentes. Ouça a entrevista.
De acordo com Aldomir Santi, superintendente institucional da Corsan/Aegea, o projeto da construção de uma adutora de 7,5 km a partir do rio Quebra-Dentes se iniciou após situação crítica na barragem do rio Passinho Fundo. Com objetivo de ampliar a infraestrutura de captação, a decisão visa assegurar uma fonte de água adicional para a cidade, para uma maior segurança hídrica.
Este segundo ponto de captção se originou após períodos de estiagem severa, que levou a Corsan/Aegea a estudar alternativas para garantir mais uma fonte de abastecimento, segundo Santi. A opção do rio Quebra-Dentes foi considerada viável, exigindo a construção de uma adutora de alta pressão, composta por tubos de 400 mm e investimento de R$ 5,5 milhões.
Embora a obra esteja concluída, o processo ainda depende da instalação de equipamentos de captação e da infraestrutura elétrica na área desapropriada, localizada às margens do Quebra-Dentes.
Comentários