Plano Plurianual de Assistência Social é aprovado em reunião
A partir do dia 21 de setembro, o Plano Plurianual 2022/2026 de Assistência Social de Lagoa Vermelha vai estar disponível na íntegra, através do site da Prefeitura
Foto: Divulgação/Natália Biazus
Na manhã da última sexta-feira (9), os integrantes do Conselho Municipal da Assistência Social, juntamente com a equipe de gestão da Secretaria Municipal de Ação Social e Habitação de Lagoa Vermelha realizaram uma reunião extraordinária para avaliar e aprovar o Plano Plurianual (PPA) de Assistência Social, anos 2022/2025.
A reunião teve o acompanhamento da assistente social Mônica Pivoto, da empresa MP Serviço Social, que realizou a explanação da proposta de PPA, desenvolvida com base em reuniões anteriores realizadas com a equipe.
Participaram da reunião a secretária substituta de Ação Social e Habitação, Andreia Vanzela, e os gestores e equipes do CRAS, CREAS, Proteger, Lar Bem Viver, do Setor de Habitação e Sammlave. O secretário Enio Camargo de Vargas, que está de férias, também esteve presente durante todo o encontro.
O Plano Plurianual de Assistência Social, junto com outros instrumentos, é uma ferramenta essencial para a gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Para além de uma exigência legal, ele contribuiu com a definição de metas, ações e prazos a serem executados nos anos de 2022, 2023, 2024 e 2025, em diferentes eixos temáticos.
A secretária substituta Andreia Vanzela explica que a proposta do PPA foi construída com a colaboração de todos os equipamentos de Assistência Social, juntamente com o colegiado do Conselho Municipal de Assistência Social. Ao final da reunião, o Plano foi aprovado por unanimidade de votos do colegiado.
Dentre as metas estabelecidas e aprovadas pelo PPA está a ampliação dos recursos humanos para a Média Complexidade, que compreende o CREAS e o Lar do Idoso; a implementação do programa Família Acolhedora, para acolhimento temporário de idosos, crianças e adolescentes; e a estruturação de uma Secretaria exclusiva para Habitação devido a demanda do setor.
Outros pontos definidos no Plano Plurianual dizem respeito à contratação de assessoria técnica para o estabelecimento de Políticas de Assistência Social; à estruturação de local e ampliação de equipe para o programa Proteger, de Escuta Especializada; e à ampliação dos serviços ofertados pelos equipamentos da Secretaria com o objetivo de diminuir os índices de pobreza da população, contribuindo com a superação da vulnerabilidade social.
A partir do dia 21 de setembro, o Plano Plurianual 2022/2026 de Assistência Social de Lagoa Vermelha vai estar disponível na íntegra, através do site da Prefeitura.
*ASCOM - Prefeitura de Lagoa Vermelha
Comentários