Prefeitura de Lagoa Vermelha entrega radar à Brigada Militar
O controlador de velocidade veicular do tipo radar estático, será utilizado na fiscalização do trânsito de Lagoa Vermelha
O município de Lagoa Vermelha recebeu na sexta-feira (7), o controlador de velocidade veicular do tipo radar estático, que será utilizado na fiscalização do trânsito. O equipamento adquirido mediante contrato de locação junto à empresa Eliseu Kopp, será monitorado pela Brigada Militar. O prefeito Getulio Cerioli efetuou a entrega ao comandante da BM, capitão Marcelo Souza na manhã desta quarta-feira (12). O ato foi acompanhado pelo coordenador do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Volmar Catapan e a imprensa local. O prefeito Getulio Cerioli informa que é importante ressaltar que é o limite de velocidade de Lagoa Vermelha permanece 40km/h em todo o perímetro urbano.
De acordo com o coordenador do Departamento Municipal de Trânsito, Volmar Catapan, o radar estático de fiscalização de velocidade veicular, pode ser utilizado em pontos críticos, alternados de determinadas vias urbanas. São locais onde foram constatados, um alto índice de excesso de velocidade. O objetivo é monitorar a velocidade dos veículos e registrar dados de fluxo para auxiliar no controle do tráfego diário dos referidos pontos, salienta.
O equipamento fiscaliza e registra por meio de fotos, veículos em situação de infração por excesso de velocidade, em até duas faixas de tráfego, simultaneamente. Atende plenamente as disposições contidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), nas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), nas portarias do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), quanto a margem de erro e cumpre com a portaria n° 115/1998, além de ser aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
Acompanha suporte de sustentação tripé, desmontável e apto a operar em qualquer terreno com regulagem de altura. Sua estrutura é fabricada em material resistente a vibração e intempéries, permitindo perfeita operação, independentemente do fluxo ou tipo de veículo que transitar na via monitorada.
Opera com tecnologia GPS acoplada, que permite identificar o local monitorado automaticamente, além de inserir nas imagens registradas, as informações da rua ou avenida. Suas medições de velocidade são baseadas na emissão de raios de luz (laser), que refletidas no veículo em movimento, possuem suas propriedades alteradas, possibilitando o cálculo da velocidade estabelecida pelo condutor, registrando veículos que transitem entre zero k/h a 250 km/h.
O capitão Marcelo Souza destaca que as imagens geradas permitem uma adequada visualização da faixa monitorada, além de registrar e conter os seguintes dados: imagem do veículo no momento da infração, com verificação da placa; velocidade medida do veículo em km/h no momento da infração; data (dia, mês e ano) e horário (horas, minutos e segundos) da infração; velocidade regulamentada para o local da via em km/h; local da infração identificado de forma descritiva; identificação do equipamento utilizado e os dados do INMETRO de acordo com a legislação vigente.
A câmera possui resolução configurável de até 10 mega pixels e registra fotografia da placa, marca e modelo dos veículos que transitam acima da velocidade permitida em cada local fiscalizado pelo equipamento. Contém ainda um dispositivo auxiliar de iluminação (flash) com filtro infravermelho que possibilita perfeito registro fotográfico frontal ou traseiro em período noturno ou em dias nublados, sem prejudicar a atenção dos condutores.
Disponibiliza a visualização das imagens e dados de fluxo registrados pelo equipamento de forma simultânea, através de um tablet, smartphone ou notebook, com tecnologia wi-fi, e pode ser operado a uma distância de até 50 metros do local monitorado.
O equipamento possui sistema de segurança eficiente que não permite, em hipótese alguma, posterior alteração – edição dos registros, bem como o acesso por parte de pessoas não autorizadas, através de usuário e senha, criptografados. A coleta dos dados é feita por servidor público autorizado em cumprimento ao disposto na Portaria 39/2011 do CETRAN/RS.
Capitão Marcelo enfatiza que a BM já estará operando em caráter experimental até o final de semana. “Após esses dias de treinamento de nosso efetivo, pretendemos iniciar oficialmente a fiscalização a partir de segunda-feira (17). Teremos o controle de velocidade em funcionamento em todos os turnos. Nossa intenção, é evitar que mais pessoas venham a perder a vida, vítimas da imprudência da alta velocidade praticada por condutores infratores” finaliza.
Comentários