Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

CRAS promove oficinas e atividades de convivência para crianças e adolescentes

por Rudimar Galvan

Atualmente, o SCFV atende 102 crianças e adolescentes e oferece oficinas de Atividades Físicas, Música, Teatro, Artesanato e Informática

Nos meses de julho, agosto e setembro, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Crianças e Adolescentes, desenvolvido no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Lagoa Vermelha, promoveu diversas atividades e oficinas, bem como abordou temas relevantes para o desenvolvimento social e emocional dos participantes.

As atividades ocorrem às segundas-feiras no período da tarde, e às quartas e quintas-feiras em ambos os turnos. Atualmente, o SCFV atende 102 crianças e adolescentes e oferece oficinas de Atividades Físicas, Música, Teatro, Artesanato e Informática.

Os Oficineiros, juntamente com os Orientadores Sociais e Equipe Técnica, planejam as atividades, voltadas a atender ao principal objetivo do Serviço, que é desenvolver o sentimento de pertencimento e de identidade, além de incentivar a socialização e a convivência comunitária e a promoção de potencialidades, a partir das atividades realizadas em grupo, de acordo com o seu ciclo de vida, que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.

Durante os encontros do SCFV, algumas atividades temáticas tiveram destaque, como a festa caipira, em que crianças e adolescentes organizaram e apresentaram um casamento caipira sob a orientação das Equipes. Além disso, foram abordados os temas Agosto Lilás e Setembro Amarelo, com a confecção de artesanatos simbólicos, e foram realizados passeios temáticos pela cidade, promovendo a integração e a exploração dos espaços disponíveis.

Além de espaço amplo, com sala para realização de atividades coletivas, o CRAS também conta com a sala de informática, que possui 10 computadores, que tem sido amplamente utilizada pelos participantes do serviço.

As atividades do SCFV contaram ainda com a presença de convidados especiais, como a Brigada Militar de Lagoa Vermelha, que abordou a prevenção ao uso de drogas, e o Conselho Tutelar, que discutiu o trabalho infantil. Profissionais da Secretaria de Saúde também participaram, trazendo orientações sobre prevenção e saúde.

O SCFV

O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), regulamentado pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009). O serviço realiza atendimentos para grupos constituídos com base no ciclo de vida dos usuários, sendo ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado pelo Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

Com caráter preventivo, protetivo e proativo, o SCFV pauta-se na defesa e afirmação de direitos, promovendo o desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, com vistas ao alcance de alternativas para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais. O objetivo é garantir as seguranças de acolhida e convívio familiar e comunitário, além de estimular o desenvolvimento de competências pessoais e relacionais, impactando positivamente na autonomia dos participantes.

*Ascom/PMLV

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais