Deputado Santini e vereadores de Lagoa Vermelha buscam solução emergencial para a BR-470
Foto: Ederson da Rocha
Ocorreu nesta terça-feira (9), uma reunião com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Hiratan Pinheiro da Silva, e uma comitiva de Lagoa Vermelha, na sede do órgão em Porto Alegre. A audiência tratou de medidas emergenciais para a BR-470, no trecho entre o entrocamento com a BR-285, em Barretos, na divisa com Capão Bonito do Sul, e a cidade de André da Rocha.
Devido ao processo de licitação para obras de conservação do trecho de 56 quilômetros estar em andamento, com previsão mínima de 60 dias para conclusão, o parlamentar lagoense e os vereadores, integrantes da Comissão Pró BR-470, Rosalino Vieira (presidente) (PP), Valdir Pomatti (PTB) e Nestor Pereira Barreto (PDT), reiteraram a necessidade máxima de obras para melhoria da trafegabilidade. "As empresas de ônibus já cancelaram as linhas intermunicipais, os ônibus escolares sofrem grandes dificuldades para circular e o transporte da produção leiteira e outros produtos também está comprometido, causando sérios prejuízos para estes municípios", explicou Santini.
Diante da extrema gravidade da situação, Santini sugeriu que o DNIT disponibilize resíduos de asfalto, gerado por meio da fresagem de pista, para realizar uma recuperação paliativa, até que uma empresa seja contratada para fazer a conservação. Este material seria aplicado nos pontos mais críticos da estrada, com auxílio de máquinas das três prefeituras.
Após receber, por telefone, a confirmação dos prefeitos Getúlio Cerioli (Lagoa Vermelha), Danilo Barreto da Costa (Capão Bonito do Sul) e Idair Bedin (André da Rocha), de que colocariam seus equipamentos à disposição, Santini recebeu do chefe da Superintendência a confirmação de que um protocolo de cooperação poderá ser firmado, entre o DNIT e as prefeituras. Isso possibilita a execução imediata dos trabalhos. Sendo assim, ficou definida a marcação de uma reunião na Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha, o mais breve possível, com presença do supervisor regional do órgão e representantes municipais, para definir os detalhes do trabalho, inclusive vistoriando a estrada e apontando os pontos críticos a serem atendidos imediatamente.
Ainda participaram do encontro, o ex-superintendente do Departamento, Pedro Luzardo Gomes, os prefeitos de Barracão, Aparício Mendes de Figueiredo, e de São José dos Ausentes, Paulo Roberto Paim Guimarães. Além do presidente da Câmara de Vereadores de São José dos Ausentes, Jucemar Fagundes.
Trevo da BR-470 e indenização das famílias à margem
A remoção de 23 famílias lagoenses, em situação de risco, na margem da BR-470, também foi pauta da reunião. O deputado Ronaldo Santini e os vereadores Rosalino Vieira (PP), que preside a Comissão Pró BR-470, Valdir Pomatti (PTB) e Nestor Pereira Barreto (PDT), reivindicaram a agilização do processo. Hiratan Pinheiro da Silva, que estava acompanhado do procurador da Procuradoria Federal Especializada, Alcemar Cardoso da Rosa, informou que o processo está em fase de conclusão na Vara de Conciliação da Justiça Federal. Ele se comprometeu em agilizar o processo, dentro das possibilidades legais.
Os altos índices de acidentes no trevo do entroncamento da BR-470, com a BR-285, no perímetro urbano de Lagoa Vermelha, têm gerado grande preocupação das autoridades locais. Santini levou o tema também ao DNIT e cobrou providências. O superintendente assegurou que acompanhará a tramitação de um Contrato de Restauração e Manutenção (CREMA), no Ministério dos Transportes, que prevê obras para a BR-285, incluindo o fechamento dos trevos urbanos, oferecendo melhorias de segurança para este local.
Comentários