Racionamento de água em Lagoa Vermelha está bem próximo
Baixar ÁudioA estiagem que afeta a nossa região há meses está colocando o município de Lagoa Vermelha bem próximo ao racionamento de água. Apesar dos apelos pelo uso racional da água, a situação está se tornando insustentável.
A CORSAN realizou no último final de semana a transposição de água na barragem, onde foram usadas várias carretas tanque, para trazer água de outros lugares e abastecer a barragem, para que as bombas pudessem encaminhar essa água para a unidade de tratamento e posteriormente o abastecimento da população. Essa medida foi história para o município.
Outra ação tomada pela CORSAN, foi a perfuração de um poço artesiano junto a barragem, mas não teve a vazão esperada e não foi o suficiente para garantir o abastecimento.
Comunidades rurais também estão sofrendo com a estiagem, com a falta de água para consumo e para os animais. Em alguns casos o Corpo de Bombeiros de Lagoa Vermelha está providenciando o encaminhamento de água para abastecimento dessas comunidades.
A Defesa Civil do município, também está agindo nesse sentido e, além de abastecer comunidades rurais, abastece também estabelecimentos comerciais da cidade, que precisam de água para seu funcionamento, como por exemplo, lavagens de carro, onde a água usada não precisa do tratamento da CORSAN. Com isso, os estabelecimentos seguem atendendo, com a proibição de uso da água tratada.
Em entrevista a Tua Rádio Cacique, o gerente da CORSAN – José Aldoir da Luz Costa falou da situação. A principal e mais preocupante informação repassada foi que, se não chover nos próximos dias, terá início o racionamento de água em Lagoa Vermelha.
Aldoir, também destacou as ações que a Corsan está tomando e planejando para amenizar essa situação e problemas futuros. Ouça entrevista na íntegra:
Comentários