Vereador explica lei que prevê redes pluviais duplas para evitar danos em pavimentações
Baixar ÁudioJosmar exemplificou que, a abertura de buracos danifica as vias da cidade
Ainda no mês de outubro, a Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha aprovou o Projeto de Lei nº 14/2024, de autoria do vereador Josmar Veloso (Progressistas), que altera o código de parcelamento do solo do município. Com a nova legislação, agora em vigor, loteadores que iniciarem novos loteamentos na cidade deverão instalar redes pluviais duplas, medida que busca preservar a integridade das pavimentações já realizadas.
O vereador Josmar Veloso falou em entrevista que a prática atual de instalação das redes pluviais nos loteamentos frequentemente resulta em danos à pavimentação, já que cada proprietário precisa abrir acessos para conectar sua residência à rede principal. Como exemplo, citou o loteamento Colina da Lagoa, onde foram feitos entre 20 e 50 buracos por quadra, comprometendo o asfalto recém-colocado.
“A ideia é que, ao criar o loteamento, a loteadora instale redes duplas, com uma rede pluvial e uma cloacal por quadra, de forma que a Corsan se encarregue das redes principais posteriormente. Essa mudança reduz a necessidade de reparos na pavimentação, preservando a via", explicou o parlamentar.
O projeto determina que os loteadores sejam responsáveis pela construção de uma praça com parque infantil em cada novo loteamento, visando ampliar os espaços de lazer.
Comentários