COREDE Nordeste define projetos prioritários para Consulta Popular de 2024
Foram selecionados quatro projetos regionais
Na manhã desta quarta-feira, 06/11, ocorreu no município de Ibiaçá a Assembleia Ampliada do COREDE NORDESTE, um evento voltado para a definição das demandas que integrarão a cédula de votação da Consulta Popular de 2024. O Presidente do COREDE NORDESTE, João Sirineu Pelissaro, prefeito de Santa Cecília do Sul, conduziu a abertura do encontro, ressaltando a importância da Consulta Popular para o desenvolvimento regional, mas também cobrando do Estado agilidade nos pagamentos pendentes.
Segundo Pelissaro, há um passivo superior a seis milhões de reais a serem destinados à região, o que tem gerado insatisfação quanto ao andamento dos ciclos de projetos.
A assembleia contou com a participação de representantes da Secretaria Estadual de Gestão e Governança (SPGG), bem como dos presidentes do CIRENOR, prefeito Ulisses Cecchin, de Ibiaçá, e da Amunor, prefeito Felipe Junior Rieth. Após deliberação, foram selecionados quatro projetos regionais que, após homologação, estarão na cédula de votação:
- Secretaria de Meio Ambiente – Projeto de Ação Emergencial contra Desastres Naturais.
- Secretaria da Agricultura – Programa de Fortalecimento do Consórcio Intermunicipal da Região Nordeste/RS (CIRENOR) para aquisição de máquinas e caminhões destinados à Patrulha Agrícola.
- Secretaria do Desenvolvimento Rural – Projeto de Irrigação Rural com foco na ampliação da capacidade de reservação, captação e armazenamento de água para irrigação produtiva.
- Secretaria do Desenvolvimento Social – Projeto voltado para a aquisição de veículos, adequação de espaços físicos e compra de equipamentos.
A votação da Consulta Popular acontecerá entre os dias 2 e 6 de dezembro de 2024 e poderá ser realizada pelo site www.consultapopular.rs.gov.br. A região do COREDE NORDESTE contará com um valor de R$ 1.728.571,00, que será destinado ao projeto mais votado.
Comentários