Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Formação aborda conceitos e estratégias de enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes

por Rudimar Galvan

A Escuta Especializada é uma importante ferramenta de identificação da violência e fortalecimento da rede de proteção

Foi realizada em Lagoa Vermelha, na noite dessa segunda-feira (04) uma formação pedagógica ministrada pelo Serviço de Referência ao Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência - PROTEGER à EMEI Conceição Pires e EMEI Ederson Leite. Houve anteriormente outro encontro que ocorreu no dia 28 de julho, junto ao polo da Universidade de Passo Fundo em Lagoa Vermelha.

A formação pedagógica, ministrada pela psicóloga responsável pelo PROTEGER, Elaine Spanhol Borges, teve como tema a “Identificação e Prevenção de Violências contra Crianças”. No primeiro encontro, abordou-se aspectos teóricos, como: a contextualização da violência contra crianças e adolescentes no Brasil; Escuta Especializada, os tipos de violência a serem encaminhados para este procedimento; Revelação espontânea, como não revitimizar a criança; E, como identificar as violências: indicativos comportamentais, psicológicos, sociais, familiares e de aprendizagem que podem indicar a violência;

Ao final do encontro foram disponibilizadas ferramentas de autoproteção para crianças afim de estudo e apropriação.

No segundo encontro realizado nessa segunda-feira (04), foram estudadas essas ferramentas de autoproteção para crianças, com apresentações em grupos, relatos de intervenções e devolutivas das famílias.

Autoproteção, é oferecer para as crianças conhecimento, aumentando sua capacidade de defesa, de formas lúdicas, sobre como reconhecer toques de carinho, cuidado e proteção de toques de assédio, abuso ou violência.  Autoproteção, também é ensinar a criança a como procurar ajuda caso seja vítima ou testemunha de alguma violência.

Segundo Elaine, a Escuta Especializada é uma importante ferramenta de identificação da violência e fortalecimento da rede de proteção, porém atende a criança que já teve seus direitos violados, evitando a revitimização. “É imensamente necessário trabalhar com a prevenção da violência, impedindo que novas crianças tenham seus direitos violados, podendo assim reduzir índices de abuso sexual”, destaca Elaine.

O PROTEGER também atua com formações para profissionais que estejam trabalhando direta e indiretamente com crianças e adolescentes, e também suas famílias, a fim de levar informações para identificação e devidos encaminhamentos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais