Cooperativismo em debate na Famurs
O evento ocorre no mês de Agosto
A profissionalização no processo de gestão das cooperativas será tema de debate promovido pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul. A proposta apresentada pelo 1º vice-presidente da entidade e prefeito de São João da Urtiga, Paparico Bacchi (PDT), foi aceita pelo presidente e prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador (PT) que nomeou o próprio Paparico para coordenar os trabalhos.
Reunidos na sede da Famurs após a posse da nova diretoria Folador e Paparico definiram que o primeiro debate será em Erechim no mês de agosto, região onde importantes cooperativas ligadas ao setor primário, faliram.
"As cooperativas precisam urgentemente profissionalizar-se. Muitas cooperativas, que deveriam ser o ponto forte de apoio dos agricultores, quebram e - nestes casos - quem paga a conta é o agricultor! Nossa proposta na Famurs é promover um profundo debate sobre essa questão. Como prefeito defendo que o processo de gestão das cooperativas deve ser auditado, assim como são as prefeituras e órgãos públicos. Seus presidentes e diretores precisam fazer gestão eficiente, cumprindo normas de responsabilidade fiscal", destaca Paparico.
Comentários