Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Película automotiva: confira as novas regras

Baixar Áudio por Daniel Zantut

O não cumprimento das regras será considerado infração grave, com multa de R$ 195,23, retenção do veículo para regularização e cinco pontos no prontuário do condutor

As novas regras que regulamentam o uso das películas automotivas nos vidros, conhecidas como insulfilm, estão valendo desde o início deste ano. 

As informações foram confirmadas e debatidas, na Tua Rádio Cacique, na manhã desta segunda-feira, dia 05 de junho, com o profissional da área de películas, Daniel Federle, que ressaltou a importância de os condutores estarem atentos as mudanças.

Conforme a resolução 960/22 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a primeira mudança está relacionada às bolhas de ar que surgem em películas mal aplicadas.

A nova regra também altera a transmitância luminosa mínima exigida, que é o percentual de luz que passa pelos vidros com películas. Até o ano passado, a lei exigia que para-brisa e vidros laterais dianteiros apresentassem transmitância luminosa mínima de 75% (quando instalada película incolor) e de 70% para as películas coloridas. A partir de agora, a lei estabelece o percentual mínimo de 70% de transmitância luminosa. Já os vidros das laterais traseiras e a vigia traseira seguem com a exigência mínima de 28% de transmitância luminosa.

Outro detalhe importante é que a película deve trazer a chancela com a identificação do instalador e o índice de transmitância luminosa legíveis do lado de fora do carro. Caso não possua ou ela esteja ilegível, o automóvel estará em situação irregular e, portanto, sujeito a multa. O não cumprimento das regras será considerado infração grave, com multa de R$ 195,23, retenção do veículo para regularização e cinco pontos no prontuário do condutor. Ouça a entrevista completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais