Ações integradas fortalecem desenvolvimento infantil e apoio às famílias em Lagoa Vermelha
O município conta atualmente com 44 famílias acompanhadas pelo serviço
A cidade de Lagoa Vermelha reforça sua dedicação em assegurar os direitos e o desenvolvimento das crianças, atuando em sintonia com as políticas nacionais estabelecidas pelo Marco Legal da Primeira Infância e pelo Programa Criança Feliz (PCF). Essa política pública federal é respaldada por iniciativas como o Primeira Infância Melhor (PIM), promovido no Rio Grande do Sul, e busca fomentar o desenvolvimento integral de crianças de até seis anos.
O município conta atualmente com 44 famílias acompanhadas pelo serviço, que articula as áreas de Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura e Direitos Humanos. Esse trabalho é conduzido por uma equipe multiprofissional que atua em conjunto para organizar atividades especialmente pensadas para essa faixa etária.
As ações do PIM/PCF em Lagoa Vermelha incluem formação continuada dos profissionais, campanhas de incentivo ao aleitamento materno e de conscientização sobre o autocuidado e o período gestacional, assim como encontros de troca de experiências com outros municípios participantes. Em agosto, por exemplo, a enfermeira Ana Renata Pinto conduziu uma campanha sobre a importância do aleitamento materno exclusivo, e em setembro, a enfermeira Flávia Dalcastelli orientou as famílias sobre autocuidado.
A relevância das ações voltadas para a primeira infância é inquestionável, uma vez que essa é uma fase crucial para a formação física, psíquica e cognitiva do indivíduo. Os estímulos e experiências vividos nesse período impactam diretamente o desenvolvimento humano. Lagoa Vermelha reafirma seu compromisso com essa importante etapa da vida, investindo na formação de cidadãos mais saudáveis e preparados para o futuro.
Comentários