Caps realiza conversa sobre saúde mental com policiais militares
Outras ações deverão ser realizadas
Foto: Divulgação
O conceito de saúde mental é muito mais abrangente do que a mera ausência de um transtorno psiquiátrico e, de uma forma geral, está relacionado à forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza suas ideias e emoções.
A natureza da função exercida expõe o policial-militar a situações-limite, bem como ao estresse continuado, aumentando sua vulnerabilidade a diversos transtornos mentais, como transtornos depressivos, transtornos de ansiedade, transtornos por uso de substâncias (tanto lícitas quanto ilícitas), entre outros. O desfecho mais grave dos transtornos mentais, a morte por suicídio, tem índices mais elevados entre policiais militares do que entre pessoas com outras ocupações.
Diante disso, a melhor forma de gerenciar o estresse e preservar a saúde mental é o autocuidado e o autoconhecimento, ou seja, cultivar uma rotina equilibrada com hábitos saudáveis e buscar ajuda precoce se alterações no comportamento ou emoções forem percebidas.
A equipe do Centro de Atenção Psicossocial de Lagoa Vermelha, esteve conversando com os profissionais da Segurança Pública no município, afim de abordar os cuidados com a saúde mental, porém com a importância de ser discutido sobre o assunto o ano todo. O encontro com os Policiais Militares aconteceu no último dia 20 de fevereiro na sala de reuniões.
Comentários