Maior curso de imersão empreendedora da América Latina capacita 28 empreendedores de Lagoa Vermelha
O curso foi desenvolvido pelo Sebrae em parceria com Sala do Empreendedor
Foto: Divulgação/PMLV
No último sábado (29), na Universidade de Passo Fundo - campus Lagoa Vermelha, aconteceu a formatura do Empretec. O curso foi desenvolvido pelo Sebrae em parceria com Sala do Empreendedor, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e em parceria da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente.
O Programa para Empresários e Futuros Empreendedores (Empretec) é considerado o maior curso de imersão empreendedora da América Latina. O programa é uma metodologia implantada pela Organização das Nações Unidas, promovida em 40 países. A formação se caracteriza como um curso vivencial que visa proporcionar ao participante o aperfeiçoamento de talentos e habilidades empreendedoras.
Realizado em etapas, em um primeiro momento do Empretec, ocorreu o processo de inscrições, entrevistas e seleção dos participantes. Então, durante a última semana, entres os dias 24 a 29 de outubro, aconteceu o curso imersivo do programa. Ao todo foram 60 horas de capacitação, ministradas pelos facilitadores de aprendizagem do Empretec Cláudio Righi, Júlio Kotliarenko e Marcos Laurino.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Lucas Mota, apontou que Lagoa Vermelha é um dos únicos municípios gaúchos, parceiros do Sebrae, a oferecer o Empretec de maneira gratuita a seus participantes. “O Empretec é um curso onde as pessoas são instigadas e inspiradas a serem melhores como pessoas e empreendedores. E, trazer o maior curso de empreendedores da América Latina, para que este traga para a realidade local multiplicadores do processo de empreendedorismo, é uma conquista para todos nós”, comentou o Secretário.
A edição de 2022 do Empretc, em Lagoa Vermelha, contou com a participação de 28 empreendedores locais, sendo que 10 dos empreendedores que participaram do workshop intensivo são empreendedores rurais do Município.
De acordo com o Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Dalvan Costa, a capacitação foi oferecida com o objetivo de qualificar e destacar o potencial dos empreendedores rurais locais. “Com o Empretec, os empreendedores rurais conseguiram ter uma visão de abertura para novas ideias e perspectivas tanto para empreendedorismo ligado ao meio rural, como para desenvolver empreendimentos em outro segmento”, destacou o Secretário Dalvan Costa.
Durante a imersão, os participantes foram desafiados a estimular e desenvolver as suas habilidades empreendedoras através de atividades práticas, que tem como base as seguintes características comportamentais: busca de oportunidade e iniciativa; correr riscos calculados; comprometimento; estabelecimento de metas; persuasão e rede de contatos; persistência; exigência de qualidade e eficiência; busca de informações; planejamento e monitoramento sistemáticos; independência e autoconfiança.
Conforme o facilitador do Empretec, Cláudio Righi, o seminário vivencial atua como um recurso que fortalece as capacidades dos empreendedores. “No Empretec o participante se experimenta em exercícios, dinâmicas e jogos empresariais. Então a partir da própria experiência o participante se enxerga e se autoavalia. E, a partir desta autoavaliação o participante começa a experimentar mudanças e experiencia um reencontro com as capacidades empreendedoras que ele já tinha, mas que estavam, por algum motivo, adormecidas”, explicou.
Agora, depois de passar por esta imersiva capacitação e já formados, os participantes do Empretec são chamados de “Empretecos”. “Foram seis dias intensos de muito aprendizado. Saímos desse Empretec com uma visão ampla para encarar as adversidades do dia a dia”, comentou o Empreteco Vinicius Moraes.
*ASCOM-PMLV
Comentários