Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

CRAS de Lagoa Vermelha conta com Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

Baixar Áudio por Airton Ferreira

O principal objetivo é oferecer à população que vivencia situações de vulnerabilidades sociais, novas oportunidades de reflexão acerca da realidade social

Usuários do Serviço durante atividade na tarde desta quinta-feira, dia 1º
Foto: Airton Ferreira - Tua Rádio Cacique

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de Lagoa Vermelha vem realizando atividades com crianças, pré-adolescentes e adolescentes, desde maio, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Esse serviço é desenvolvido a partir de ações preventivas e proativas.

O principal objetivo é oferecer à população que vivencia situações de vulnerabilidades sociais, novas oportunidades de reflexão acerca da realidade social, contribuindo para o planejamento de estratégias e construção de novos projetos de vida.

Conforme a orientadora social Alana Brunhera, os encontros ocorrem nas segundas, quartas e quintas-feiras. "Temos grupo toda segunda-feira, na parte da tarde, com adolescentes de 15 a 18 anos, na quarta de manhã com crianças e pré-adolescentes de 9 a 12 anos, na quinta de manhã com crianças de 6 a 10 anos e na parte da tarde, crianças e pré-adolescentes de 9 a 12 anos. Por estar ainda no início e apesar deles não entenderem muito bem o porquê eles estão participando,  o resultado tem sido muito bom, pois eles estão gostando dos encontros, das profes, estão entendendo um pouco do que é o CRAS e sobre o serviço de convivência. Acredito que está sendo um grande passo para a Assistência Social aqui de Lagoa Vermelha", disse. 

Dentre as atividades desenvolvidas pelos grupos do SCFV, destacam-se as de natureza artístico-cultural, desportivas, esportivas e lúdicas, que funcionam como estratégias para promover a convivência e a ressignificação de experiências conflituosas, violentas e traumáticas vivenciadas pelos usuários.

Segundo a psicóloga Adriane Vizentin, a captação dos jovens se dá de diversas formas e as ações são centradas no fortalecimento da autoestima, dos laços de solidariedade e dos sentimentos de pertencimento e coletividade.

"Através de encaminhamentos das equipes do CRAS, do CREAS, do Proteger e do Conselho Tutelar. São das mais variadas formas, afinal é uma rede de proteção e de cuidado com as crianças e adolescentes. Aqui eles vão entendendo o que é o CRAS, o serviço de convivência e nós temos recebido uma devolutiva muito legal, tanto das famílias quanto das crianças e adolescentes. Eles tem se sentido pertencentes a este espaço e através desse sentimento de pertencimento, de estar aqui, a gente consegue trabalhar muita coisa, muitos temas que vão trazer efeitos na sociedade como autonomia, protagonismo, cidadania, direitos, deveres. Assuntos que vão contribuir no fortalecimento dessas crianças e adolescentes", explica.

Quem quer conhecer mais a respeito do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, pode procurar o CRAS de Lagoa Vermelha na Rua André da Rocha, 238, no Centro ou contatar o 3358-9126.
 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais