Lagoa Vermelha seleciona propostas regionais prioritárias para Consulta Popular 2024
Após a assembleia regional, a votação final para a Consulta Popular será realizada entre os dias 2 e 6 de dezembro
Foto: Divulgação
Na tarde desta quarta-feira (30), a cidade de Lagoa Vermelha sediou a assembleia microrregional no plenário Nadir Maria Castelano, localizado na Câmara de Vereadores. O encontro teve como objetivo principal a escolha de quatro propostas prioritárias a serem apresentadas na assembleia regional do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Nordeste, que, caso aprovadas, integrarão as cédulas de votação da Consulta Popular 2024.
A reunião contou com a presença de importantes representantes, como João Serineu Pelissaro, Presidente do Corede Nordeste e prefeito de Santa Cecília do Sul, Ilton Nunes, segundo tesoureiro do Corede, além de líderes dos segmentos de Assistência Social, Habitação, Saúde e Agricultura, além de interessados no desenvolvimento regional.
A Consulta Popular 2024, organizada pelo Governo do Estado, é estruturada em cinco etapas. Durante a assembleia, as propostas inscritas até o dia 18 de outubro foram apresentadas e submetidas à votação. As quatro mais votadas, que seguirão para a assembleia regional em Ibiaçá no próximo dia 6, são:
- Meio Ambiente: Criação de um centro de atendimento regional para emergências climáticas, com grupos operacionais em cada município da região, incluindo a aquisição de equipamentos e veículos e capacitação de equipes municipais.
- Esporte e Lazer: Programa de apoio a atividades e eventos esportivos regionais, visando a aquisição de material esportivo, premiação e contratação de arbitragem, com destaque para o financiamento da tradicional COPA AMUNOR de categorias de base.
- Agricultura: Fortalecimento do Consórcio Intermunicipal da Região Nordeste (CIRENOR) através da ampliação de parcerias e aquisição de máquinas e caminhões para uma patrulha agrícola intermunicipal, beneficiando mais municípios e produtores rurais.
- Justiça e Direitos Humanos: Reestruturação e implantação da Coordenadoria da Mulher, voltada ao combate ao feminicídio e à violência contra a mulher em Lagoa Vermelha. O projeto propõe um apoio robusto em prevenção, capacitação para o mercado de trabalho e aquisição de bens permanentes para garantir a continuidade dos serviços.
Após a assembleia regional, a votação final para a Consulta Popular será realizada entre os dias 2 e 6 de dezembro. A participação dos cidadãos será fundamental para priorizar os projetos que irão impulsionar o desenvolvimento e o bem-estar da região nordeste do Rio Grande do Sul.
Comentários