Lagoa Vermelha reestrutura PIM para atender 100 famílias por semana
O programa Primeira Infância Melhor é desenvolvido em parceria com o Governo do Estado
O município de Lagoa Vermelha está reativando o programa Primeira Infância Melhor (PIM). Suspenso desde maio de 2014 por falta de mão de obra, as atividades devem ter reinício em 30 dias, afirma a secretária da Saúde, Ivanilde de Lima Rodrigues. A contratação de cinco novos monitores se dará de forma terceirizada, mediante abertura de edital em 30 dias. O Grupo Técnico Municipal (GTM) supervisionará o trabalho de cada visitador que será responsável por atender 20 residências, totalizando 100 famílias com acompanhamento semanal.
O PIM compõe um dos projetos prioritários da Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul, além de integrar programas estratégicos do Governo do Estado. Desenvolvido desde 2003, tornou-se Lei Estadual n° 12.544 em 3 de julho de 2006. É um dos pilares para as iniciativas previstas na Ação Brasil Carinhoso, do Governo Federal, e reconhecido como uma das tecnologias sociais mais consistentes para o cuidado com as infâncias na América Latina.
Desenvolve-se através de visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças de zero a três anos de idade. Está voltado para o desenvolvimento pleno das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais do ser humano, e tem como eixos de sustentação a Comunidade, a Família e a Intersetorialidade. O objetivo é orientar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças desde a gestação até os seis anos de idade.
Na tarde desta terça-feira (30), a Consultora da Unesco em Porto Alegre, Maria Celeste Leitzke e Juliana Favero Perin, da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde de Passo Fundo estiveram em Lagoa Vermelha para oficializar a retomada do projeto. As integrantes do Grupo Técnico Estadual do PIM, estiveram reunidas com os secretários da Saúde, Ivanilde Lima Rodrigues e da Administração, Domingos Francescato e a chefe do setor administrativo da Secretaria da Saúde, Mônica Bressan. O início dos trabalhos está previsto para a primeira quinzena de agosto.
Comentários