Saiba como foram os três confrontos entre Lagoa e Uruguaianense na temporada
O próximo duelo vale vaga. Acompanhe no domingo, às 11h, a grande decisão das oitavas de final do Gauchão
Na manhã de domingo, 27/10, o Lagoa E.C terá pela frente o jogo mais importante da temporada. Após o empate no primeiro jogo das oitavas de final do Gauchão, no Adolfo Stella, agora só a vitória interessa para as duas equipes. Quem vencer, avança de fase. Até aqui, os gaúchos dos Campos de Cima da Serra, e os da fronteira oeste, se enfrentaram em três oportunidades neste ano. O que acontecerá domingo é uma incógnita. Mas, relembramos aqui os três confrontos entre as equipes neste ano.
O primeiro jogo da temporada
Foi a primeira partida de ambas as equipes na temporada, em 18 de março. Também, o primeiro encontro do ano, ocorrido na Supertaça Farroupilha, em Guaporé, pelo Grupo B. O Lagoa finalizou o 2023 com o 3º lugar no Brasileiro de Ligas, enquanto a Uruguaianense vinha de um vice-campeonato gaúcho no ano anterior. Nenhuma equipe se credenciava com favoritismo para o jogo.
Em quadra, deu Lagoa e com sobra. Uma goleada por 5x0, com hat-trick de Ronaldo. Gabriel Rosa e Matheus Negão também marcaram. A Uruguaianense parecia adormecida, e “enroscou o pala”. Um Lagoa seguro, com uma atuação de encher os olhos.
A vitória de Uruguaiana
Veio então o segundo confronto, numa noite gelada de 29 de junho, na fronteira. Pela segunda rodada do Gauchão, a Uruguaianense contava com o fator “casa”, e queria ganhar na frente da torcida para espantar a desconfiança que surgia após a equipe perder o título da Taça Farroupilha - Noroeste para o rival, Cerro Largo, na grande final.
Já o Lagoa E.C vinha de uma vitória na estreia do Gauchão sobre o Entre-Ijuís. O time do treinador Picolé havia conquistado semanas atrás o bicampeonato da Taça Farroupilha – Norte. Eram 12 jogos sem saber o que era perder. O técnico ainda não contava com Ronaldo e Pedrinho, lesionados, e Maninho, suspenso.
No duelo em questão, Caio abriu o placar para o Lagoa. Mas a noite era do estreante Selbach, que conduziu a virada do time local. O segundo tempo foi da Uruguaianense do início ao fim, que venceu por 5x1. Quebra da invencibilidade do Lagoa, e quebra de um tabu: pela primeira vez na história do confronto a Uruguaianense vencia o Lagoa E.C.
Oitavas do Gauchão
Em clima de mata-mata, Lagoa e Uruguaianense se reencontraram em um duelo equilibrado pelas oitavas de final do Gauchão. O primeiro jogo, disputado na sexta-feira, 18/10, trouxe um novo capítulo dessa rivalidade. No primeiro tempo, o Lagoa abriu o placar com Ronaldo. Mas a reação da Uruguaianense não tardou, e Sheldon, empatou e aplicou a "lei do ex".
No segundo tempo, a partida esquentou. A Uruguaianense tomou a frente com Vicenzo, e Alex Barbosa ampliou, complicando o jogo para o Lagoa. Diante de uma desvantagem de dois gols, o técnico Picolé usou o goleiro-linha, o que trouxe esperanças para o time da casa. Brazeiro descontou e, depois, Matheus Negão empatou. Por pouco a virada não veio.
Esse primeiro duelo das oitavas deixou as marcas de uma rivalidade acirrada, repleta de reclamações, especialmente quanto à arbitragem, faltas e a expulsão de Xande nos minutos finais.
Série histórica
10 jogos
4 vitórias do Lagoa
5 empates
1 vitória da Uruguaianense
2017 - Série Prata
AEU 5x5 Lagoa (1ª fase)
Lagoa 3x3 AEU (1ª fase)
Lagoa 3x3 AEU (quartas de final)
AEU 3 x 3 Lagoa (quartas de final)
2021 - Gauchão
Lagoa 3x2 AEU (1ª fase)
AEU 2x3 Lagoa (1ª fase)
2023 - Gauchão
Lagoa 5x2 AEU (1ª fase)
2024 - Supertaça Farroupilha
Lagoa 5x0 AEU (1ª fase)
2024 - Gauchão
AEU 5x1 Lagoa (1ª fase)
Lagoa 3x3 AEU (oitavas de final)
Comentários