Projeto de Esporte como ferramenta de prevenção ao uso das drogas é desenvolvido em Lagoa Vermelha
Ao todo mais de 200 jovens estão inscritos
Foto: Divulgação/PMLV
O projeto “Craque que Pensa Não Usa Crack” reuniu mais de 50 crianças residentes nos bairros São José, Boa Vista e Medianeira, no ginásio de esportes Adolfo Stela, para o desenvolvimento de práticas esportivas e dar continuidade aos encontros. Ao todo mais de 200 jovens estão inscritos.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), juntamente com a Associação Lagoense de Esporte (ALE). O objetivo é atender crianças e adolescentes dos bairros no contra turno escolar através de oficinas.
A equipe do CRAS atuará diretamente com os oficineiros, acompanhando e registrando as atividades, além de encaminhar as famílias aos demais serviços quando necessário.
Proteção Social Básica
As ofertas da assistência social estão organizadas em “proteção social básica” e “proteção social especial de média e de alta complexidade”. Os objetivos da proteção social básica incluem a prevenção de situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, bem como e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Também prevê um conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios destinado a pessoas, famílias e comunidades que vivem em situação de vulnerabilidade social, decorrente da fragilização de vínculos afetivos, relacionais ou de pertencimento social, de discriminações etárias, étnico-raciais, pelo gênero ou por deficiências, da privação ou ausência de renda e do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, entre outras situações de desproteção social.
O conjunto de ofertas da proteção social básica deve garantir as seguranças de acolhida, convivência, autonomia, renda e de apoio e auxílio, bem como a participação ativa de usuários e usuárias acolhidos na perspectiva da cidadania.
Comentários