Gauchão de Futsal 2024 mantém mesmo formato, mas não terá rebaixamento
Baixar ÁudioEm 2025, ao invés de duas equipes, quatro times serão rebaixados
Foto: Junior Cirino/Lagoa E.C
O Gauchão de Futsal 2024 começa neste próximo final de semana, nas três divisões da modalidade (Série A, Série B e Série C). O formato da competição permanece o mesmo, com 17 rodadas em turno único. No entanto, a principal alteração é a suspensão do rebaixamento. A decisão, anunciada pelo presidente da Liga Gaúcha de Futsal (LGF), Nelson Bavier, foi tomada em consenso com as equipes participantes. Ouça a entrevista completa.
Na atual temporada não haverá rebaixamento, tanto da Série A para a Série B, quanto da Série B para a Série C. Apesar da medida, as equipes finalistas das Série B e Série C ainda terão o acesso garantindo para a divisão subsequente de 2025. De acordo com o presidente, em 2025, ao invés de duas equipes, quatro times serão rebaixados.
O veredito da LGF partiu após os campeonatos terem sido postergados em um mês, devido as enchentes de maio que afetaram o RS. A entidade teve de realizar alterações no calendário de partidas. Houve até a consideração de adotar um formato diferente de competição, com menos jogos, mas a fórmula original foi mantida após colaboração dos clubes.
A primeira fase do Gauchão Série A está prevista para terminar em 12 de outubro. Devido à escassez de datas, os mata-matas já terão início na semana seguinte, em 19 de outubro, com a grande final marcada para o dia 14 de dezembro. O Lagoa E.C estreia neste sábado, a partir das 20h, jogando em Sananduva, contra a AEF (Entre-Ijuís).
Comentários