S.E.R Lagoense celebra 74 anos de história, legado esportivo e social
Baixar ÁudioValdir Scalabrin, sócio e secretário do clube, relatou sobre o início da S.E.R Lagoense e sucesso no futsal gaúcho
Foto: Divulgação
Janeiro, o primeiro mês do ano, é marcado por comemorações em Lagoa Vermelha. Além do dia 25, data da fundação do município e feriado do padroeiro São Paulo Apóstolo, em janeiro também se celebra a existência da Sociedade Esportiva e Recreativa Lagoense. No último dia 07 de janeiro a S.E.R Lagoense comemorou o seu 74º aniversário, e para resgatar parte da memória do clube a Tua Rádio Cacique conversou com o sócio e secretário da Sociedade, Valdir Scalabrin, que listou momentos relevantes da Lagoense no cenário social, esportivo e cultural de Lagoa Vermelha.
Conforme descreveu Scalabrin, a ideia de fundar o clube surgiu ainda em 1949, quando um grupo de homens e empresários se reuniu em um galpão de uma serraria, e discutiu uma possível criação de um espaço social e desportivo para a comunidade local. A S.E.R Lagoense também nasceu como um contraponto ao clube Comercial.
SEDE
Os primeiros passos foram dados com a construção de um pavilhão, posteriormente substituído por um prédio de dois pavimentos na Av. Afonso Pena, onde hoje se encontra o Supermercado Cotrijal. Com o tempo, a S.E.R Lagoense mudou-se para a atual Av. Benjamim Constant, construindo um espaço próprio com salão de baile, restaurante, academia e ginásio de esportes. Com sede campestre no bairro Oliveira e uma ampla estrutura com ginásio poliesportivo na área central da cidade, Scalabrin disse que as instalações do clube dão muito orgulho para os sócios.
FUTSAL E "DÉCADAS DE OURO"
Valdir Scalabrin destacou a significativa contribuição da S.E.R Lagoense para o futsal gaúcho, sendo uma equipe ativa e competitiva nas décadas de 1980 e 1990. A Lagoense formou grandes elencos, foi o motivo para que nomes consagrados do futebol de salão se destacassem mais ainda em Lagoa Vermelha. "Era uma disputa ferrenha. A Lagoense levou o nome do município em cada ginásio em que passava. É reconhecida no panorama estadual e interestadual", comenta.
Apesar dos desafios recentes e da redução no número de sócios, segundo Scalabrin, o clube mantém viva a chama de sua história e continua a ser um pilar essencial na comunidade lagoense.
Comentários