Campeonato Gaúcho terá novo formato em 2025
Competição conta com 12 clubes divididos em três grupos de quatro equipes
O campeonato gaúcho de 2025 terá um novo formato. A competição que conta com 12 times divididos em três grupos com quatro clubes cada, onde cada equipe passará a jogar apenas oito partidas e não mais onze, enfrentando somente adversários dos outros grupos.
Outra mudança foi modo de classificação para a semifinal, o campeão de cada chave avança para a próxima fase, seguido do segundo mais bem colocado entre os grupos totalizando as quatro equipes semifinalistas. Do quinto colocado até o oitavo lugar farão um quadrangular, o vencedor garante sua vaga na Copa do Brasil 2026. Neste novo formato impactou também o rebaixamento para a Divisão de Acesso, será realizado um quadrangular do 9º lugar até o 12º, onde duas equipes se livram do descenso, enquanto os dois outros clubes caem para a segunda divisão.
O atual heptacampeão Grêmio estreia contra o Brasil-RS em Pelotas, já o Internacional enfrenta o Guarany em Bagé, o colorado não vence a competição desde 2016.
O gauchão inicia no dia, 22/01, marca também a estreia na elite gaúcha do Monsoon, clube de Porto Alegre que teve sua fundação em 2021. O primeiro Grenal está marcado para dia, 08/02, às 19h e ocorrerá na Arena do Grêmio.
Confira a formação dos grupos:
Grupo A: Grêmio, São José, Guarany e Avenida
Grupo B: Internacional, Caxias, Pelotas e Ypiranga
Grupo C: Juventude, Brasil-RS, São Luiz e Monsoon
Comentários