Selo “Futsal nas Olimpíadas” reforça debate sobre inclusão do esporte nos Jogos Olímpicos
Baixar ÁudioO presidente da Liga Gaúcha de Futsal (LGF) explicou os motivos da modalidade não estar inclusa no quadro do Comitê Olímpico Internacional (COI)
A Liga Gaúcha de Futsal (LGF) deu um marcante passo na promoção do futsal em nível global ao lançar o selo “Futsal nas Olimpíadas”. A iniciativa, que demonstra o compromisso da Liga em apoiar os atletas brasileiros durante os Jogos Olímpicos de Paris, também acende um debate essencial sobre a inclusão do futsal como modalidade olímpica. Em entrevista a Tua Rádio Cacique, o presidente da LGF, Nelson Bavier, pontuou sobre o papel pioneiro da Liga nessa mobilização. Ouça a entrevista completa.
"A Liga é uma grande idealizadora e busca essa participação do futsal nas Olimpíadas, a sua ida para os Jogos Olímpicos. Nada mais importante do que nesse momento fazer com que entidade pudesse participar disso", afirmou Bavier. A discussão sobre o futsal nos Jogos Olímpicos não é recente, mas ainda enfrenta desafios, especialmente de natureza política.
O selo “Futsal nas Olimpíadas” simboliza a esperança e o apoio da LGF ao esporte e aos atletas. Durante o período olímpico, a Liga se comprometeu a acompanhar e celebrar as conquistas dos atletas brasileiros, independentemente da modalidade. "Embora o futsal ainda não seja considerado um esporte olímpico, acreditamos que o espírito esportivo transcende modalidades", afirmou a LGF em comunicado no Instagram.
No entanto, Bavier expressou frustração com a falta de comprometimento das entidades responsáveis pelo futsal no Brasil. "Deveríamos ser um esporte olímpico, sobretudo porque somos o esporte mais praticado no mundo e no Brasil. Mas ainda assim não temos essa força". O presidente da LGF também ressaltou a necessidade de manter a discussão ativa, não apenas em anos olímpicos, mas de forma contínua, para que o futsal possa, enfim, ser reconhecido como um esporte olímpico.
Comentários