Lagoa Vermelha sedia etapa do Campeonato Gaúcho de Mountain Bike Cross Country Olímpico
Copa Lagoa UPF de MTB XCO ocorreu no domingo (1º). Ciclistas da Instituição, Ricardo e Luana Machado, foram campeões em suas categorias
Foto: Carla Valliati
A Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus Lagoa Vermelha, foi sede da Copa Lagoa UPF de Mountain Bike Cross Country Olímpico (MTB XCO), promovida pela Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC). A competição aconteceu no domingo, 1º de maio, e contou com a participação de ciclistas de vários estados do país. O evento esportivo foi desenvolvido em uma pista construída no campus da Instituição, com cerca de quatro quilômetros de extensão. Nela, os ciclistas, divididos por categorias, tiveram que percorrer as trilhas, os saltos, os single tracks, os paredões de terra e as passagens por sessões de pedras e troncos.
Ricardo Machado, atleta da UPF, sagrou-se vencedor da categoria Master C, com o tempo de 56min40seg. Ele, que integrou a comissão organizadora da Copa e auxiliou no desenvolvimento do percurso, estava animado com o resultado e a realização da disputa no município. “Essa vitória foi muito importante, ainda mais depois de três meses de trabalho, com a construção do circuito, que tem capacidade de receber provas de nível internacional”, comentou.
A filha de Ricardo e também ciclista apoiada pela Universidade, Luana Machado, disputou e venceu a categoria Feminino Elite, com o tempo de 48min39seg. Segundo ela, ganhar na cidade possibilitou uma sensação diferente. “Treinei muito para esse circuito. A minha estratégia era atacar no início da prova e manter o ritmo até o final. Foi o que fiz. Estar presente e vencer em casa, com o público torcendo por nós, é emocionante”, relatou.
Também foram campeões os seguintes atletas nas respectivas categorias: Marcelo Benlin Leon (Elite); João Lucas Zardo (Sub 30); Samuel Duarte (Junior); Christian de Campos Kumpfer (Mater A1); Alexandre Dendena (Master A2); Tiago Debus (Master B1); Airton André Paiva (Master B2); Gilberto da Silva (Veterano); Patricia Campregher (Feminino Estreante); Braian Gomes (Infanto); e Samuel Buzachi (Estreante);
Novas ações no circuito
De forma a seguir todos os requisitos da União Ciclística Internacional (UCI), a pista da competição permanecerá na UPF Lagoa Vermelha e poderá ser utilizada para outras atividades. “O circuito é um legado que deixaremos à cidade e à região. Temos a intenção de realizar um projeto de ciclismo, chamado Vivenciando Ciclismo na Infância, no qual, além de permitir que as crianças percorram as trilhas, ensinaremos a elas questões sobre leis de trânsito, direitos e deveres dos ciclistas e sobre como evitar acidentes. Também faremos provas regionais para a comunidade e iremos promover ações de esporte, saúde e cidadania”, conta Ricardo Machado.
O diretor do Campus Lagoa Vermelha, professor Sergio Menegaz, acompanhou a Copa, válida como uma etapa do Campeonato Gaúcho de Mountain Bike Cross Country Olímpico. Para ele, a realização do evento tornou-se importante por vários fatores. “Não poderíamos deixar de apoiar, neste evento, o ciclista da UPF, Ricardo Machado, que é um atleta campeão. Além disso, ter a Federação fazendo uma etapa do Campeonato em Lagoa e contar com a colaboração do município e das entidades apoiadoras permite que o esporte, principalmente o ciclismo, seja mais difundido, integrando-o ao cotidiano da população”, aponta.
Alegria compartilhada
Inédita no estado, a Copa Lagoa UPF proporcionou satisfação a Ricardo Machado. “Nosso objetivo era iniciar com uma competição estadual, de ranking nacional, atraindo atletas de várias partes do Brasil para o campus da UPF e fazendo-os participar de um trajeto feito com muito carinho e suor. As etapas da Copa vieram coroar não somente esta minha nova conquista, mas, principalmente, a alegria dos competidores, que me cumprimentaram por ter feito um circuito de alto nível, único no sul do país, trabalhado com especificidades para cross country olímpico”, comemorou.
Comentários