Dezenas de piscicultores participam de capacitação do Programa Mais Peixe
Assunto foi abordado no programa Temática
Com o incentivo do Programa Regional de Desenvolvimento, o Programa Municipal Mais Peixe foi criado em Lagoa Vermelha no ano de 2011, durante a primeira passagem de Eronita Dalazen como secretária municipal da Agricultura e Meio Ambiente. Na sexta-feira (18), foi promovida em Pizzamiglio, uma capacitação para cerca de 17 famílias de piscicultores interessados no ramo de atividade que abrange todo o interior do município.
O evento contou com a parceria da Emater. Desde 1980 a extensão rural oficial vem prestando assistência técnica a produtores rurais interessados na criação de peixes tanto para consumo próprio como para a comercialização.
Atualmente produtores rurais cultivam a criação de espécies como: carpas prateada, húngara, cabeça grande e capim, além de jundiá, tilápia e lambari.
Aproximadamente 60 pessoas prestigiaram o evento que contou com oficinas práticas e teóricas, ministradas por técnicos da Emater. Eles ensinaram técnicas sobre calagem, adubação e manejo de viveiros, além do policultivo.
Ao meio dia, o prefeito Getulio Cerioli participou do almoço com cardápio de vários pratos à base de peixes como: lazanha , salpicão, batatas ao peixe, peixe assado e peixe frito, com cortes diferenciados, como a costelinha e a borboleta.
Com o objetivo de impulsionar a piscicultura e agricultura familiar, a Prefeitura de Lagoa Vermelha viabilizou nos últimos anos em convênio com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, a construção de novos tanques e açudes. Os projetos técnicos que são desenvolvidos pela Emater-RS/Ascar, já beneficiou mais de 10 propriedades do Boqueirão, Fazenda da Roseira, Capão Alto e Reassentamento 25 de Julho.
Ouça a entrevista em anexo.
Comentários