Temática fala sobre Redesimples
Sistema já beneficiou criação de empresas em Lagoa Vermelha
O município de Lagoa Vermelha passou a integrar a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesimples) em junho deste ano, com o objetivo de reduzir a burocracia e fazer com que pequenos empreendedores possam registrar e legalizar suas empresas em até cinco dias, prazo médio que antes era de 83 dias.
A plataforma funciona por meio do Registro e Licenciamento de Empresas (RLE), sistema nacional informatizado e integrado de informações e processos. O sistema de entrada de dados único permite abrir empresas, alterar cadastro, obter licenças de funcionamento e dar baixa de empresas. Tudo pode ser feito online, se o empreendedor possuir certificado digital.
Caso o empreendedor não possua, deve procurar um escritório contábil para dar início ao processo, formalizando a entrega e retirada dos documentos e do alvará provisório ou definitivo no escritório Regional da Junta Comercial do município.
Podem fazer parte da Redesimples atividades consideradas de baixo risco, 90% do total atualmente, segundo dados da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).
Desde a implantação do sistema em Lagoa Vermelha, 10 empresas já obtiveram seu registro através do novo sistema, antes mesmo do prazo previsto.
Comentários