Escola Clóvis Pestana desenvolve projeto sobre cultura Afro-Brasileira
Toda a comunidade escolar esteve envolvida no Projeto
Foto: Gustavo Oliveira
O prefeito Getulio Cerioli, o secretário da Educação, Cultura e Desporto Ranyeri Bozza e o chefe de Gabinete João Vicente Barreto da Costa visitaram nesta sexta-feira (27), o projeto “Conhecendo a Cultura Afro-Brasileira”, desenvolvido pela Escola Municipal Clóvis Pestana, do pré ao 9º ano.
Durante o trabalho, foi realizado o resgate cultural e histórico da África, proporcionando uma discussão envolvente sobre identidade cultural. Os alunos também participaram de um estudo aprofundado sobre a valorização da cultura negra, com espaços para manifestações artísticas e atividades de combate ao racismo e preconceito no âmbito escolar e social.
Os estudantes identificaram e analisaram de forma crítica os elementos que geram diferenças, promovendo a formação de opiniões, atitudes e valores que desenvolvem os cidadãos para a consciência étnico-racial. Conforme a diretora Rosa Scheidt, o projeto busca promover a releitura da história do mundo africano, sua cultura e os reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros em geral.
“Com trabalhos assim promovemos a cidadania e a igualdade racial. É preciso que o ensino-aprendizagem tenha um resultado eficaz, valorizando conhecimentos dessa cultura, procurando fazer acontecer mudanças necessárias. Aprendemos a história dos outros ou parte dela, no entanto a cultura universal inclui feitos afros de grande importância, principalmente em nosso país. É necessário que uma sociedade justa e democrática inclua todos os setores da população, não admitindo a existência de distorções, diferenças ou dominações”, enfatizou a diretora.
Comentários