Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Professor da UPF integra lista dos maiores pesquisadores brasileiros

por Rudimar Galvan

ice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, prof. Leonardo Barcellos faz parte do ranking publicado pelo Cybermetrics Lab, da Espanha

No laboratório o professor Leonardo dá andamento às pesquisas. (Gelsoli Casagrande)
Foto: Divulgação

Recentemente o Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa da Espanha, publicou o ranking dos maiores pesquisadores brasileiros. Com quase três mil nomes, a Universidade de Passo Fundo (UPF) está representada pelo professor e vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Leonardo José Gil Barcellos. Elaborada a partir de dados coletados durante a primeira semana de fevereiro deste ano, o ranking conta com perfis públicos de pesquisadores que trabalham em instituições brasileiras. A UPF também está na lista das melhores instituições de ensino. Entre 1613 citadas pelo grupo de pesquisa, a Universidade aparece em 53º lugar.

A lista é composta dos 3000 melhores perfis, avaliados de acordo com o fator H, um índice usado para medir o grau de impacto da produção científica de um pesquisador. O fator funciona da seguinte forma: se um cientista tem fator H10, isso significa que ele tem pelo menos 10 trabalhos publicados com 10 ou mais citações cada. Um fator H alto, portanto, indica que o pesquisador não só tem muitos trabalhos publicados, mas que vários desses trabalhos são de alto impacto, ou seja, com muitas citações.

Para Barcellos, embora a elaboração de rankings de cientistas ainda seja bastante polêmica por não levar em consideração vários aspectos relevantes da produção científica, bem como as particularidades das diferentes áreas conhecimento, fazer parte da lista engrandece o trabalho do pesquisador. “Reconhecemos as limitações do ranking, mas é gratificante ver que o trabalho desenvolvido já mostra resultados. Sabemos que separar o bom cientista do mau cientista é fácil, mas ranquear é o desafio”, pontua.


 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais