Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Diretora de escola de Mato Castelhano pede socorro a deputado Santini e secretário de Obras

por Luciano Andrade

Escola está necessitando de obras estruturais

Foto: Divulgação

Diante da queda de um muro de pedras e a iminente necessidade de obras estruturais no prédio e sem expectativa de que algo possas ser feito pelo Estado antes de iníciar o ano letivo, a diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Jorge Manfroi, de Mato Castelhano, Tatiana da Rocha Canevese, pediu socorro ao deputado estadual Ronaldo Santini (PTB). Na manhã desta quarta-feira (27), o presidente em exercício da Assembleia Legislativa recebeu da própria diretora um ofício solicitando apoio ao processo já protocolado na 7ª Coordenadoria Estadual da Educação (CRE) de Passo Fundo.

Por trata-se de uma obra executada sob responsabilidade da Secretaria de Obras Públicas do Estado, o parlamentar solicitou ao secretário Gerson Burmann que participasse da audiência na sala da presidência do Legislativo. Prontamente, Burmann atendeu ao convite do colega deputado. Ao mostrar fotos do muro caído ao secretário, a diretora reiterou que a situação é lamentável, no aspecto de segurança. "Além de a escola não estar mais protegida pela estrutura que caiu, os riscos de acidentes dos alunos são muito grandes, por conta que uma pedra ou parte do muro pode cair sobre uma pessoa a qualquer momento", alertou Tatiana.
A escola é a maior do município, com mais de 300 alunos, e o deputado Santini mostrou-se totalmente preocupado com o caso por estar localizada muito próximo à BR-285. "Há uma quadra da rodovia, a falta de muro de proteção pode causar diversos tipos de problemas, como a saída de alunos sem que sejam percebidos por professores e funcionários ou, até mesmo, o acesso de pessoas externas não autorizadas", ponderou.

Na opinião do presidente Santini, a empresa responsável pela construção deve ser notificada para que refaça o projeto. A estrutura, que havia sido construída em 2008, acabou caindo, sendo reconstruída em 2011. Porém, a diretora apresentou um laudo técnico de engenharia que constatou a utilização de material com má qualidade e por isso voltou a desabar.
Burmann assegurou que determinará à Diretoria de Obras da Secretaria a reconstrução do muro, em caráter emergencial, para que o trabalho seja executado o quanto antes. Quanto às demais obras solicitadas pela diretora, que dizem respeito a reforma de salas, telhado, piso e demais repartições do prédio, o secretário afirmou que o processo precisa ser tratado diretamente na Secretaria Estadual da Educação, através da 7ª CRE, onde, segundo processo apresentado pela diretora Tatiana, já está em tramitação. O ex-prefeito Solano Canevese acompanhou a reunião.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais