Pedagoga explica detecção e tratamentos da dislexia e TDAH
Baixar ÁudioNa série que trata sobre a dislexia e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), o programa Temática recebeu na manhã desta segunda-feira, 27 de setembro, a pedagoga especialista em Estimulação Precoce, Fernanda Carrard. A profissional falou sobre a detecção desses distúrbios e da legislação de apoio às crianças com essas condições.
De acordo com ela, a dislexia é geralmente detectada no ambiente escolar, durante o processo de alfabetização. As crianças confundem as letras e se atrapalham com os sons formados por elas. Os sintomas foram relatados por Márcio Gonçalves de Oliveira, pai da jovem Milena (acesse).
O TDAH também pode ser percebido na escola. Neste caso, os “hiperativos” têm dificuldade de foco e concentração, mas também podem realizar as tarefas em tempo muito menor do que os outros coleguinhas. Essas crianças têm dificuldades de ficarem paradas. “Toda hora se mexendo”, explica Fernanda.
A lei brasileira prevê que as escolas disponham de Salas de Recursos Multifuncionais. Esses espaços recebem estudantes com dificuldades de aprendizagem. Mas a realidade é outra, e falta tempo aos professores, segundo a pedagoga.
Há também o caso de alunos que não são portadores de nenhum distúrbio, mas que apresentam defasagem de aprendizado em razão do período em que se afastaram da escola, durante a pandemia. Ouça e entrevista e saiba mais.
Comentários