UPF Campus Lagoa Vermelha oferece três cursos à distância
A procura por cursos à distância nos últimos anos aumentou significativamente no Brasil. E a pandemia acelerou ainda mais o gosto por esta modalidade. Segundo o Censo da Educação Superior (2020), o número de novos alunos no ensino superior à distância quadruplicou na última década.
Sempre atenta às demandas do mercado e às mudanças na própria sociedade, a Universidade de Passo Fundo (UPF) vem se estruturando para também ser referência em cursos nesta modalidade. E assim surgiu a modalidade híbrida, que reúne a praticidade do on-line com a riqueza de experiências do presencial em uma das melhores universidades do mundo pelo ranking internacional da Times Higher Education.
UPF inscreve para quatro cursos híbridos
Neste momento, a UPF está com inscrições abertas para quatro cursos híbridos: Agronegócio (B), Análise e Desenvolvimento de Sistemas (CST), Pedagogia (L) e Serviço Social (B). As inscrições estão abertas até o dia 29 de abril e com início das aulas previsto para o dia 2 de maio. Em Lagoa são 3 cursos nessa modalidade: Agronegócio, Serviço Social, Pedagogia.
Funcionamento dos cursos híbridos
Cada curso funciona conforme as demandas da sua realidade envolvendo três formas de aulas: remota síncrona (estudante está em tempo real com o professor de forma on-line); EAD assíncrona (estudo autônomo, realizado sem a presença do professor e com a mediação do tutor); e presencial (aulas em local físico). As aulas on-line ocorrem em Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle).
- Aulas on-line (remota síncrona e EAD assíncrona)
O contato do estudante com o professor em tempo real é visto pela Instituição como algo primordial para um aprendizado de qualidade. “Garantimos a interação professor-aluno, que ocorre tanto nas aulas presenciais quanto nas aulas on-line remotas síncronas, em tempo real, como fazíamos no tempo da pandemia, por exemplo”, ressalta a integrante da Comissão dos Cursos Híbridos da UPF.
Tudo isso, sem precisar que o aluno precise se deslocar diariamente até a Universidade. “Esse modelo exige que o aluno esteja presente de forma on-line nos dias e horários (remota síncrona), conforme cronograma de aulas, mas garante, por outro lado, a flexibilidade do estudo autônomo (EAD assíncrona), no qual o aluno realiza no dia e horário que ele quiser, com um tutor à sua disposição”, explica a professora Cristina.
- Aulas presenciais - As aulas presenciais deverão ocorrer de forma geral na Universidade e envolvem tanto conteúdos teóricos, quanto atividades práticas. Cada curso define o dia das aulas presenciais, que pode ocorrer uma vez na semana, somente nos estágios ou conforme cronograma do curso.
Comentários