Metodologia ABA visa capacitar profissionais da educação para auxiliar alunos autistas
O primeiro encontro do programa de atenção ao aluno com transtorno do espectro autista, por meio da metodologia ABA, ocorreu nesta quinta-feira (23), na Casa da Cultura Athos Branco. Essa capacitação é destinada para auxiliar os estudantes autistas da rede municipal de ensino.
ABA é uma sigla que vem da língua inglesa, que significa, análise do comportamento aplicada. Sendo que o principal objetivo é fazer com que os comportamentos desejáveis e úteis sejam ampliados e diminuir aqueles que são prejudiciais, ou que estão afetando negativamente o processo de aprendizagem.
Em Lagoa Vermelha, nove crianças que estudam nas escolas municipais, possuem laudo médico de diagnóstico do autismo, e outras estão em processo de avaliação. Para atender às mesmas, ao longo de seis meses, a capacitação vai contribuir na melhoria do desenvolvimento de habilidades, recuperar alguns sinais de atraso, além de proporcionar para as famílias um cuidado contínuo.
Conforme uma das organizadoras do projeto, a psicóloga Melissa Guimarães, o programa vai ser oferecido em duas modalidades para a rede de educação municipal, e uma para os pais. “Serão feitos momentos de treinamentos com os pais, onde os mesmos podem assistir as aulas gravadas e ao vivo, com um supervisor do ABA”, e completa que também será feito um quadro de métodos individuais para cada criança.
Comentários