Sessão Solene celebrou os 60 anos da Escola Estadual de E.M. Dr. ARABY Augusto Nácul
Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha lembra o legado desse educadário
“No futuro com certeza, dessa escola lembrará, com respeito e com carinho, que saudade então dirá”. O trecho do hino da Escola Estadual, criado em 1992 pela professora Vera Dalmolin, mencionado no discurso da diretora do educandário, Elisandra Domingues Biasi, marcou um dos momentos mais significativos da Sessão Solene em homenagem à Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Araby Augusto Nácul, na noite de quarta-feira, dia 21.
A solenidade foi uma proposição do vereador Joarez Lorenson, juntamente com os demais vereadores da bancada do PDT, e foi marcada pelo Plenário lotado de professores, ex-diretores, colaboradores e familiares ou representantes de homenageados que já não estão mais aqui.
Entre os presentes durante o evento, esteve o filho do Dr. Araby Augusto Nácul, Araby Augusto Nácul Filho, que não deixou de mencionar um pouco do legado de seu pai em seu discurso, sendo ele o patrono do educandário e um dos principais responsáveis pela luta e conquista do que se tornou a primeira Escola de Ensino Médio do município de Lagoa Vermelha.
“Acho que essa é uma homenagem prestada não a nós, mas ao Município, o reconhecimento de cada um dos professores que deixou parte da sua vida lá dentro e que dessa forma não deixa com que o conhecimento, com que a esperança morra. Embora muitos deles hoje já constem como ‘in memorian’. [...] O colégio Estadual ele não foi um sonho, ele foi um objetivo e eu acho que é isso que nós temos que levar.”
No dia 15 de junho, a Escola Estadual completou 60 anos de história, reconhecida ao longo dessas seis décadas na sociedade lagoense, com o recebimento de inúmeros prêmios de destaque em Escola Pública. Atualmente, o educandário possui 424 alunos, divididos em 18 turmas entre 6º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, 34 professores e 11 funcionários.
O presidente do Legislativo, Gabriel Vieira, durante o uso da palavra, mencionou sobre a importância da escola na formação de uma sociedade.
“Vejo o quanto faz parte da vida da gente, o quanto mobiliza uma cidade uma escola. E aqui muito bem, dou os parabéns a bancada do PDT, por ter proporcionado este momento, eu me sinto muito à vontade para falar também, porque são momentos criteriosos que valorizam ainda mais a escola. E ter a referência da Câmara de Vereadores, onde nós aqui somos passageiros, mas a história dessa Sessão Solene ficará marcada nos anais da Casa. Parabéns a todos, merecida e justa homenagem e viva a educação de Lagoa Vermelha”, finalizou.
Em sua manifestação, o autor da proposição, vereador Joarez Lorenson, parabenizou a escola pelos 60 anos de história na educação do Município.
“A gente quando faz homenagem para a educação aqui nessa casa, a gente sente uma gratificação a mais, porque acho que todos nós aqui, devemos a escola. A ideia nossa, minha e da bancada do PDT, foi de que as instituições de ensino são a marca da nossa vida. [...] A escola é uma extensão da nossa casa.”, salientou o vereador.
*ASCOM-CMVLV
Comentários