Secretária avalia resultado negativo de Lagoa Vermelha em índice de educação
Baixar ÁudioGestora apontou pandemia, baixa participação nas provas e problemas em preenchimento de cartão resposta como fatores que contribuíram para resultado
O Índice Municipal da Educação do RS (Imers) colocou Lagoa Vermelha na 481ª posição no ranking geral. Municípios vizinhos, como Caseiros (298º), Capão Bonito do Sul (307º) e Ibiraiaras (347º), superaram Lagoa Vermelha no índice, levantando questões sobre as razões por trás dessa classificação. A secretária de Educação do município, Aline Teles Fasoli, abordou essas questões em entrevista à Tua Rádio Cacique.
A secretária destacou que os resultados do Imers foram afetados por vários fatores, incluindo a baixa participação dos alunos nas provas. Além disso, conforme ela, a pandemia também resultou na defasagem educacional, desafio que a educação local ainda está enfrentando.
“Eu acredito que desde a educação infantil, esses resultados nos fazem repensar todas as nossas ações. Então vamos estar, para o ano que vem, implantando algumas políticas diferentes dentro do ensino, mas hoje, de imediato, nós já realinhamos com a equipe diretiva, com alguns professores, algumas ações. Vamos estar trabalhando muito forte a questão do treino com os alunos, até porque é um problema para eles na hora de passar as respostas para o cartão”, relata.
Aline Teles Fasoli também apontou que Lagoa Vermelha possui uma grande quantidade de escolas, cerca de 20, para uma população de aproximadamente 30.000 habitantes, o que torna o comparativo com municípios menores um pouco desigual. No entanto, grandes cidades como Porto Alegre e Caxias do Sul tiveram resultados melhores do que a Capital Nacional do Churrasco.
O Imers é considerado essencial para a inclusão da educação como critério na distribuição do ICMS. Ele é construído a partir dos resultados das provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers), que avaliam as habilidades em Português e Matemática dos alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, além da taxa de aprovação dos estudantes.
A tabela com o resultado geral pode ser acessada na aba “Tabela de Índices” na página do Imers.
Comentários