Jovem Empreendedor inicia atividades nas escolas públicas em Lagoa Vermelha
A primeira escola pública a receber o Programa Jovem Empreendedor em Lagoa Vermelha é a Escola Estadual de Ensino Médio Francisco Argenta – Polivalente
Uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, juntamente com o Instituto Manager, e que conta com a parceria da Universidade de Passo Fundo - Campus Lagoa Vermelha, o Programa Jovem Empreendedor projeta os jovens em idade escolar para novas possibilidades através do empreendedorismo.
Em 2023, o projeto foi ampliado ao ser integrado às atividades propostas nas grades curriculares de algumas escolas de Lagoa Vermelha. Atualmente, a Escola de Ensino Médio Duque de Caxias, o Ceclea, desenvolve o programa desde abril deste ano. Já no âmbito das escolas públicas, foi necessária a realização do Termo de Cooperação FPE nº 596/2023 para o desenvolvimento do programa.
A primeira escola pública a receber o Programa Jovem Empreendedor em Lagoa Vermelha é a Escola Estadual de Ensino Médio Francisco Argenta – Polivalente. Na instituição de ensino, as aulas do Programa serão realizadas no contraturno escolar, uma vez por semana, para 35 estudantes de duas turmas do Ensino Médio.
A abertura das atividades do Programa Jovem Empreendedor na Escola Polivalente foi realizada, na manhã desta segunda-feira (21). A aula inaugural contou com a presença de estudantes, professores, do Prefeito Gustavo Bonotto; do Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico, Lucas Mota; do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Lagoa Vermelha, Gabriel Vieira; da Coordenadora Regional de Educação da 7ª CRE, Carine Weber; do Diretor da UPF- Campus Lagoa Vermelha, professor Adriano Lourensi; e da Diretora da Escola, professora Priscila Kramer Merib.
Também acompanharam a cerimônia a gerente da Agência da Cresol de Lagoa Vermelha, Danielle Reche Bitencourt, representando as instituições parceiras do Programa no Município; a Diretora Pedagógica do Instituto Manager, Luciana Crestani e o professor do Programa que atuará na Escola, Carlos Estivallet Salbego.
O Programa Jovem Empreendedor tem por objetivo proporcionar aos estudantes participantes uma metodologia de ensino que promove uma experiência acadêmica, aliada à conexão com o mercado em geral.
Os estudantes desenvolvem durante 12 meses, desde a sua “própria empresa” até o planejamento e execução de cada setor, formando suas habilidades empreendedoras e aprendendo a visualizar novas oportunidades no dia-a-dia, ampliando e transformando sua visão, independentemente do segmento que desejam seguir em suas carreiras, proporcionando um conhecimento muito além da habilidade em gestão de negócios.
O Prefeito Gustavo Bonotto, em sua manifestação durante a aula inaugural, destacou que o Programa tem sido uma importante oportunidade que possibilita novas perspectivas de conhecimento, aprendizado e aperfeiçoamento de habilidades relacionadas ao campo do empreendedorismo para os jovens de Lagoa Vermelha.
Para o Secretário Lucas Mota, esta iniciativa é inovadora e proporciona aos jovens lagoenses uma oportunidade única. “O Programa Jovem Empreendedor é mais uma iniciativa em fortalecermos a cultura empreendedora que queremos proporcionar no Município. Os vários projetos estabelecidos, como a Sala do Empreendedor, Jovem Empreendedor, Plano Empresarial do Planejamento Estratégico, dentre outros, criam um ambiente favorável, tanto para novos negócios como para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes”, comentou o Secretário.
Para obter outras informações sobre o Programa Jovem Empreendedor e também sobre os demais projetos desenvolvidos pela Secretaria, os interessados podem entrar em contato com a Sala do Empreendedor na Prefeitura de Lagoa Vermelha pelo telefone e WhatsApp (54) 3358 – 9130.
Comentários