Xadrez estimula o raciocínio lógico nas Olimpíadas Municipais
Esta é uma das modalidades esportivas de Lagoa Vermelha
Foto: Jaqueline Castro
As Olimpíadas Municipais estão sendo realizadas durante esta semana em Lagoa Vermelha. Na segunda-feira (17), com o objetivo de estimular habilidades como a memória, concentração e planejamento, além de promover a inclusão social, foi promovido na Casa da Cultura, os jogos de xadrez. Alunos de escolas municipais, estaduais e privada participaram do evento.
As escolas da rede municipal ensinam o xadrez há quatro anos. Segundo o secretário de educação Ranyeri Bozza, a oficina incentiva os estudantes de forma inconsciente. “Sentimos que parte dos nossos alunos tem dificuldade de organização, entretanto, lhes falta projeção. O xadrez oferece essa possibilidade”, destaca.
Muito mais que um jogo, o xadrez é um excelente exercício mental. Estudos da Universidade de Hong Kong comprovam que os estudantes que jogam xadrez têm uma melhoria de 15% no desempenho de provas matemáticas. O departamento de Educação de Nova Jersey, nos EUA, mostra que o jogo interfere também em questões pessoais, como a auto-estima e confiança. Não à toa, a UNESCO mantém o comitê de Xadrez Escolar, responsável por integrar a modalidade nas escolas.
O professor de xadrez, Tobias Sorgato, enumera alguns motivos para as crianças aprenderem xadrez na escola. “O xadrez estimula o raciocínio lógico; ativa a concentração; aguça a memória; trabalha a paciência; demanda a capacidade de planejamento; aumenta a autoconfiança; proporciona o respeito ao adversário; exige responsabilidade; e instiga a imaginação e a versatilidade. O jovem de hoje é muito agitado e impulsivo, o xadrez é um jogo perfeito para combater isso”, finaliza.
No ginásio Adolfo Stella, durante esta quarta-feira (19) e quinta-feira (20) pela manhã e tarde, acontecem disputas de futsal. No último dia (21), serão realizados jogos de vôlei.
Comentários