Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Secretaria da Educação realiza reunião com médica do COE para orientar sobre protocolos de prevenção à Covid-19 dentro das escolas

por Rudimar Galvan

A Secretaria Municipal de Educação promoveu uma reunião no anfiteatro da Casa da Cultura, com diretores da Rede Municipal de ensino, para discutir sobre como serão conduzidas as atividades dentro dos educandários devido à Covid-19.

O encontro contou com a participação da médica integrante do COE – Comitê de Operações Especiais e responsável pelo Tele-covid, Dra. Naiane Mondadori Hoffmann, que orientou os educadores sobre protocolos essenciais de proteção à Covid-19.

Segundo a secretária da Educação, Aline Teles Fasoli, a maior preocupação da Secretaria neste momento é com relação a segurança de professores e alunos, e a reunião foi organizada como forma de planejar junto aos profissionais da educação, um plano de ação para manter o ambiente escolar seguro.

Conforme a gestora de educação, o principal interesse da escola neste momento, é a vacinação de seus servidores. “A Secretaria Municipal de Educação sempre esteve em busca da vacinação da Covid-19 e da H1N1 para todos os profissionais da educação. Porém, essa é uma decisão que não parte da secretaria da educação, tão pouco da secretaria de saúde do Município, e sim uma ordem que vem do Governo Federal”, enfatizou.

Um dos pontos discutidos durante a reunião, foi com relação aos cuidados relacionados aos pais dos alunos, que de acordo com a Dra. Naiane Mondadori, neste momento devem redobrar a atenção com os protocolos preventivos à Covid-19, como evitar passeios e visitas familiares. Além disso, a médica do COE enfatizou que sintomas gripais, como coriza, espirros ou tosse, devem ser tidos como sinais de alerta, e nesses casos, as crianças não devem ir para escola, permanecendo em casa, sob monitoramento dos pais.

As orientações feitas durante o encontro, foram retransmitidas aos pais através de um vídeo com a Dra. Naiane Mondadori Hoffmann, que salientou que as medidas são essenciais para manter as escolas abertas e livres do vírus.

Ainda, de acordo com a secretária Aline Teles Fasoli, os educandários municipais estão retornando as atividades de maneira gradativa, priorizando a segurança tanto de seus profissionais da educação, como de alunos. Com isso, as aulas voltaram inicialmente para alunos de pré-escola e 1º e 2º ano do ciclo de alfabetização, no dia 4 de maio. Já para crianças de berçário e maternal, o retorno das aulas aconteceu por meio de agendamento, respeitando o período de adaptação das crianças.

Nesta semana, dia 17, as aulas retornaram para alunos do 3º ao 6° ano do Ensino Fundamental. Estudantes de 7º ao 9º anos devem retornar em um segundo momento, conforme decisão tomada durante a reunião, para melhor avaliação do andamento das atividades presenciais.

Apesar das atividades estarem retornando presencialmente, o ensino deve seguir de forma híbrida, ou seja, intercalando aulas presenciais com o ensino remoto, tendo em vista que esta é a forma mais segura para o retorno das atividades no momento.

As aulas estão acontecendo de segunda a quinta-feira de forma presencial, respeitando a capacidade máxima permitida de alunos por sala de aula, além de contar com todos os EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) necessários, álcool em gel e medidores de temperatura na entrada dos educandários. Além disso, nas sextas-feiras as escolas permanecem fechadas para realização da higienização do ambiente escolar com névoa seca, como forma de desinfecção dos ambientes.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais