Criação do cargo de Monitor Escolar em escolas municipais é aprovada
Esteve em votação, na Sessão Ordinária dessa segunda-feira (16), o Projeto de Lei Complementar 29/2022, de autoria do Poder Executivo, que cria o cargo de Monitor Escolar no quadro de pessoal do município de Lagoa Vermelha. A proposta é de que sejam criadas 15 vagas para o cargo, de provimento efetivo, com vencimentos condizentes ao Padrão 05, com carga horária de 40 (quarenta) horas semanais e vinculado ao Plano de Carreira dos Servidores Públicos do Município de Lagoa Vermelha.
Entre as funções previstas para o servidor que atuará no cargo de Monitor Escolar estão auxiliar em todas as esferas dentro da educação, sem interferir nas áreas de competência da docência, atuando nas unidades escolares auxiliando no processo de entrada e saída de pessoas nas escolas, fiscalizando as atividades nos parques, oferecendo apoio aos professores em atividades externas, entre outras atividades.
Em sua justificativa, o texto afirma que o Poder Executivo promoveu reorganizações administrativas e identificou a demanda por lotação de mais servidores na Secretaria Municipal de Educação para a atuação na extensa infraestrutura da Rede de Ensino Municipal.
Alguns vereadores ocuparam a tribuna do Poder Legislativo para defender a proposta. Segundo o Vereador Gabriel Birnfeld Vieira (PP), a medida acompanha a necessária evolução a educação, além de oferecer oportunidade de emprego. Gabriel enalteceu a atuação da Secretaria Municipal de Educação, Aline Teles Fasoli, pelo trabalho pensando nas crianças. O Vereador Márcio Marques (União Brasil) lembrou de seu tempo de estudante: “no meu tempo dizíamos a tia do corredor”. Segundo ele, esta função vai somar em todas as escolas do município. Já o Vereador Valdir de Biasi Pomatti (PTB), parabenizou o Poder Executivo pela iniciativa, ampliando a estrutura de atendimento as crianças nas escolas municipais.
Comentários