Professoras da Rede Municipal participam de formação sobre o ensino da Matemática nos Anos Iniciais
Todas as áreas da educação terão atividades de formação
Nos dias 15, 16 e 17 de abril, professoras da Rede Municipal de Ensino de Lagoa Vermelha participaram de uma formação em serviço focada no ensino da Matemática para os Anos Iniciais. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação e desenvolvido pela FTD Educação, com os encontros sendo conduzidos por Jaqueline Lisboa Lumertz, professora de Matemática e Psicopedagoga, com ampla experiência na área.
O principal objetivo da formação foi enriquecer as práticas pedagógicas, os encontros abordaram estratégias inovadoras para o ensino das quatro operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Uma abordagem central foi o uso de jogos educativos, reconhecidos por serem eficazes para engajar os alunos e promover uma aprendizagem significativa.
Jaqueline Lisboa Lumertz destacou a importância de tornar o ensino da Matemática mais dinâmico e acessível, especialmente nos Anos Iniciais, onde os fundamentos são estabelecidos. "Os jogos permitem que os alunos desenvolvam habilidades matemáticas de forma natural, estimulando o raciocínio lógico, a concentração e a resolução de problemas", enfatizou a facilitadora.
Durante os três dias de formação, as participantes tiveram a oportunidade de explorar diferentes conceitos, jogos e atividades, adaptadas para atender às necessidades específicas de suas turmas. Além disso, foram discutidas estratégias para integrar os jogos ao currículo escolar, garantindo que sejam utilizados de forma complementar às demais metodologias de ensino.
De acordo com os relatos das participantes da formação, os encontros foram momentos enriquecedores, já que a forma de abordagem proporciona um planejamento de aulas mais dinâmicas e atrativas para os alunos, possibilitando uma reflexão positiva no aprendizado dos estudantes.
Nos encontros as professoras vivenciaram práticas, receberam materiais didáticos e sugestões de atividades para aplicarem em suas turmas. A expectativa é que os conhecimentos adquiridos durante a formação contribuam para o desenvolvimento acadêmico dos alunos, promovendo uma educação matemática de qualidade desde os primeiros anos escolares.
Comentários