Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Vídeo produzido por estudantes de Lagoa Vermelha participa do projeto “Vídeos for Change”

por Rudimar Galvan

No vídeo, criado pelas alunas da EMEB, o tema em questão foi relacionado a preservação do meio ambiente

Equipe responsável pelo vídeo.
Foto: Divulgação/Roselle dos Santos/Prefeitura Lagoa Vermelha

O vídeo “Florescer e Aprender”, produzido por estudantes da rede municipal de ensino de Lagoa Vermelha, se consagrou como o vencedor na categoria “Melhor Vídeo - 8º e 9º Anos”. O desafio faz parte da iniciativa “Vídeos for Change” ligada ao projeto “Viven - Cidadãos para um Amanhã Melhor”. Na tarde da quinta-feira (10) durante uma live, promovida pela Viven, foram divulgadas as produções concorrentes e conhecidos os vídeos vencedores em cada categoria.

Desde o mês outubro as alunas do 8º ano da EMEB Antônio Carlos de Andrade Nacul (localizada no Bairro Industrial), Helena Tumelero Muller, Gabrieli da Silva Gonçalves, Isabely Kuyava Lourenço de Lima, Mariany Antunes Oliveira e Nicole Godói Paixão estão envolvidas com a realização das atividades propostas no “Desafio Vídeos for Change”. O grupo composto pelas cinco estudantes de 13 a 15 anos de idade desenvolveu o vídeo sob a orientação e coordenação da professora Natália Ribeiro Fausti. Além disso, todo o processo de criação, estruturação e edição do “Florescer e Aprender” foi desenvolvido pelas alunas na escola e contou com o apoio da direção da EMEB e da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.

As estudantes tiveram que produzir um vídeo com duração de até um minuto para abordar um determinado tema de relevância para a comunidade. No vídeo, criado pelas alunas da EMEB, o tema em questão foi relacionado a preservação do meio ambiente. “Trabalhamos com tema meio ambiente e sustentabilidade que é importante para refletirmos sobre nossas ações em relação ao meio ambiente”, comentou a aluna Helena.

Ao todo, 10 vídeos produzidos por estudantes de Lagoa Vermelha, Camaquã e Três Passos se classificaram para participar do “Desafio Vídeos for Change - Festival dos Pampas 2022”, que culminou na apresentação das produções audiovisuais na live realizada na quinta-feira. Todos os vídeos participantes passaram pelo voto popular e pela avaliação de cinco jurados. Para a escolha do melhor vídeo os jurados avaliaram as produções conforme os seguintes critérios: originalidade e criatividade, narrativa coerente, chamada para ação e melhor uso dos recursos técnicos. Agora, a expectativa é que nos próximos dias aconteça a entrega dos certificados as equipes vencedoras que participaram da ação.

A Viven

A “Viven - Cidadãos para um Amanhã Melhor” é uma associação sem fins lucrativos especializada na promoção da educação cidadã nas escolas por meio de vivências, atividades e projetos. Desde 2019 a associação atua no Brasil, com um currículo desenvolvido em parceria com a High Resolves, organização pioneira na educação cidadã na Austrália que hoje está presente em vários países como EUA, Canadá, Israel, China, França e Índia. 

Uma das inciativas promovidas pela Viven é o “Videos for Change”. O projeto é uma plataforma desenvolvida para jovens criarem vídeos de até um minuto relacionados a questões sociais, como o combate ao racismo, à violência doméstica, bullying, sustentabilidade, entre outros temas. Essa é a oportunidade oferecida através da associação para os estudantes abordarem uma questão relevante com a qual se identificam. Ao final do processo, os vídeos são exibidos em festivais que podem ser locais, regionais ou até internacionais, transmitidos pelas redes sociais. O vídeo das alunas do 8º ano da EMEB Antônio Carlos de Andrade Nacul foi apresentado na edição regional do festival, denominado de “Festival dos Pampas 2022”.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais